quinta-feira, 23 de agosto de 2012
CEM ANOS DE NELSON RODRIGUES (O ESCRITOR MALDITO)
No dia 23 de Agosto de 1912, nascia em Recife, capital do estado de Pernambuco, o mais importante escritor, que já foi jornalista e dramaturgo brasileiro. Nelson Falcão Rodrigues, ou simplesmente Nelson Rodrigues. Quinto filho de quartoze irmãos do jornalista, que também já fez carreira politica, sendo eleito Deputado Federal, Mário Rodriguês(1885-1930), conhecido pelo rótulo de "O Escritor Maldito", pela maneira como escrevia suas obras, descrevendo a face oculta de cada um de nós, com os caráters dúbios das pessoas, suas obssessões, seus transtornos, seus cinismos, suas hipocrisias, seus falsos moralismos, de uma maneira quase a brincar de psicologo, e utilizando-se do erotismo para explorar sobre temas delicados como o adultério, ou mesmo sobre situações trágicas, inspirado nos textos policiais dos quais escreveu para o jornal "A Manhã". Mudou-se para o Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil em 1916. Foi lá que construiu sua carreira no jornalismo, e também na dramaturgia. Começou trabalhando no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Sendo repórter policial durante longos anos, responsavel por lhe inspirar grandes peças de teatro com alto teor denso. Sua peça de estréia foi "A Mulher sem Pecado". Mas foi com "Vestido de Noiva", que ele conseguiu angariar um imenso sucesso de critica, pela maneira como renovou a linguagem teatral, que o transformou num grande representante da novo formato do teatro brasileiro, apesar delas serem estigmatizada e tachadas de imorais e obscenas, o que criou o rótulado de "O Escritor Maldito". A partir de 1962, começa a escrever crônicas esportivas, onde deixava transparecer sua paixão por futebol.
Muitas de suas obras,já ganharam diferentes adaptações para cinema e televisão, como por exemplo A Vida Como ela é... uma série de 40 episódios, inspirados numa série de crônicas que ele escreveu no jornal "Última Hora", entre os anos 1950 que ganhou uma adaptação televisiva produzida pela Rede Globo em 1996, que inclusive recentemente vi um anuncio na televisão do relançamento da série em DVD, em comemoração ao centenário do autor.
Além de ter escrito para o jornal "A Manhã", também escreveu para "O Globo", e o "Diários Associados". Na sua vida pessoal Nelson foi casado três vezes, a primeira com Elza Bretanha, sua colega de redação, com quem se casou em 1940, e que duraria 30 anos, e quando separou de Elza, casou com Lúcia Lima Cruz, do fruto dessa união tiveram Daniela, que nasceu com sérios problemas mentais, e depois desta casou com Helena Maria. Nos últimos anos de sua vida, mesmo já sendo consagrado como jornalista e dramaturgo, além de sua vida pessoal não ir as mil maravilhas como essas séries de separações da qual passou, também viveu o drama de ver seu filho Nelsinho, virar um guerrilheiro no combate ao Regime Militar, do qual ele tina uma posição favorável, e para piorar, o seu estado de saúde não era dos melhores, vinha ficando bastante fragilizado em decorrência de problemas gastroenterologicos e também cardíacos. Que o levaria a falecer numa manhã de domingo, 21 de Dezembro de 1980, de complicações cardíacas e respiratórias, aos 68 anos de idade, e deixando uma vastas obras que mesmo quem ame ou odeie, o aprecia e respeita sua genialidade para escrever a realidade torturante e densa de cada um de nós.
FRASES RODRIGUIANAS:
"O Brasileiro é um feriado".
"O Brasil é um elefante geográfico. Falta-lhe, porém, um rajá, isto é, um lider que o monte".
"Sou a maior velhice da América Latina. Já me confessei uma múmia, com todos os achaques da múmia".
"Toda oração é linda. Duas mãos postas são sempre tocantes ainda que rezem pelo vampiro de Dusseldorf".
"O grande acontecimento do século foi a ascenção espantosa e fulminante do idiota".
"Sou o menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha ótica de ficcionista. Sou(e sempre fui) um anjo pornográfico( desde menino)".
"Na vida, é importante fracassar".
"Daqui a duzentos anos, os historiadores vão chamar este final de século de "a mais cínica das épocas". O cinismo escorre por toda a parte, como a água das paredes infiltradas".
"Sexo é para operário".
"O dinheiro compra até amor sincero".
"O Socialismo ficará como um pesadelo humoristico da História".
"Todas as vaias são boas, inclusive as más".
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
BATMAN-O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE(2012)- A SAGA FINAL DE NOLAN
Depois de tanto fazer postagens dedicadas ao Homem-Aranha, onde comecei escrevendo antes da estreia do recente filme do herói intitulada "O Espetacular Homem-Aranha", prestando uma homenagem aos 50 anos das publicações do personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko, onde contando um pouco de sua trajetória de quando ele surgiu na Amazing Fantasy em 1962, até se tornar o herói mais lucrativo para a Marvel, principalmente nos marketings em mídias e produtos licenciados, e conquistou plateias nos cinemas, e também comentei um pouco da minha expectativa pela estreia do filme, que mostraria um pouco do passado oculto do herói. Depois escrevi sobre o filme do qual fui conferir no dia seguinte a estreia oficial no Shopping Midway Mall, que aconteceu na tarde do Sábado, 07 de Julho de 2012, onde primeiramente intitulei "RESENHA DE O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA", e depois modifiquei para "OS SEGREDOS DO HOMEM-ARANHA", que soaria mais chamativo, onde fiz meu comentário colocando os pontos positivos e também os negativos do que eu observei no filme, achei muito maneiro eles reciclarem a história do Aranha nos apresentando quem eram os seus pais, e sua primeira paixão, Gwen Stacy, mas deixaram a desejar em não terem explicado como o Dr. Connors teve o braço amputado, o que como sempre acabou deixando muito vago. E por fim coloquei a minha opinião da HQ especial do Homem-Aranha, intitulada "HOMEM-ARAHA NOIR: A FACE OCULTA", com uma história ambientada na década de 1930, mostrando o herói que surgiu na década de 1960, vivenciando situações rotineiras difíceis num contexto histórico americano em plena Grande Depressão, com a população vivendo os altos índices de desemprego, muitos sem tetos, e o Homem-Aranha precisa combater os grandes chefões da máfia que brigam por domínios de territórios, que depois serem dominados pelo Duende, agora está sob o domínio do Mestre do Crime, e também impedir que o Dr. Otto Octavius faça um experimento perigoso usando pessoas como cobaias humanas. Essa HQ é uma edição de luxo que comprei no mesmo dia que fui conferir ao filme do Aranha, na livraria Saraiva, antiga Siciliano, no terceiro andar shopping onde funciona as salas de cinemas. Uma edição encardenada em capa dura, que estava num valor razoável de 19,90 R$. Bom, mas começando a comentar sobre a minha impressão de ter ido conferir e prestigiar o recente filme do Morcego, ocorrido na tarde de Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2012, onde fui conferir a sessão de "Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge", no Shopping Midway Mall, onde comprei o ingresso promocional de 13,00 R$, para uma sessão normal, não 3D, no horário das 14h50, como tinha programado, cheguei cedo ao local, umas cinco para as duas da tarde, e por sorte não enfrentei uma longa fila na bilheteria, porque talvez, eu não conseguiria assistir ao filme no horário programado. Portanto, comprei tranquilamente o ingresso para a tal sessão, e enquanto esperava passeando pelo Terceiro Piso do Midway Mall, e passei de novo por aquela bilheteria foi que pude ver a fila grande que estava começando a fazer e o mais curioso mesmo foi quando entrei na sessão do cinema, ainda não estava lotado, só lotou depois, e o mais intrigante e bizarro que ocorreu durante a sessão, foi quando uma mulher começou a dar altas risadas, em cenas que não tinham nada de cômicas, e da maneira como aconteceu ela chamou tanto a atenção, que foi preciso o pessoal do plateia pedir em chiados que ela fizesse silêncio, mas tirando isso, ter conferido esse filme do qual eu vinha tendo uma enorme expectativa, principalmente para apreciar o empenho da bela Anne Hathaway fazendo o papel da sensual Mulher-Gato, ela pode não ser uma das minhas atrizes favoritas do qual eu frequentemente acompanhe cada um dos filmes que ela protagonizou, ou mesmo sentir um fetiche sexual por ela, mas posso descrever que ela simplesmente arrasou nesse papel da vilã felina, que essa sim me causa um fetiche, um sexy appeal. A escolha da Mulher-Gato para ser a vilã nesse que conclui o ciclo de uma bem-sucedida trilogia cinematográfica dirigida por Chritopher Nolan que começou com Batman Begins(2005), teve sequencia em Batman-O Cavaleiro das Trevas(2008) e que se encerra com essa terceira e última parte, denominada de Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Foi algo assim admiravel, fechando com chave de ouro, sendo coerente ao primeiro filme, do qual o tempo todo a história remete, a começar que o Bane, faz menção a Rá´s al Ghul, vilão que apareceu em Batman Begins, que de todas as levas de vilões enfrentados pelo Morcego, ele só veio a surgir nas páginas de Batman a partir da edição de Batman #323, publicado em Junho de 1971, representado por um ser místico, milenar, com um nome cuja tradução é "Cabeça do Demônio", que no primeiro filme foi interpretado por Liam Neeson, que repete o seu papel nesse filme em pequenas pontas, um sujeito que liderava uma organização criminosa denominada de Liga das Sombras, cujo objetivo era trazer paz e prosperidade para a terra, seria diminuindo a população do Planeta Terra. Batman Begins que representou um marco importante para o retorno do Morcego as telas do cinema, depois de sete anos sem que a Warner, a produtora que detém os direitos cinematográficos sobre Batman, ficou desinteressada de levá-lo as telonas, depois do fracasso nas bilheterias com Batman & Robin(1997). O britânico Chrisopher Nolan que ficou encarregado de dirigir e roteirizar a nova franquia de Batman, já tinha construído um bom currículo cinematográfico dirigindo primeiro curtas-metragens a partir de 1989 com Tarantella e viveu essa fase até 1997 com Doodebug. A partir de 1998 ele passou a dirigir longas-metragens começou com Following(1998), depois dirigiu Amnésia(2000), depois Insônia(2002), até chegar a lançar o reformulado Batman Begins, que pode-se dizer que o filme foi um divisor de águas para consolidar e firmar sua carreira em Hollywood, assim como também pode-se dizer que o personagem foi um divisor para a carreira de Christian Bale, o responsável por entregar o seu corpo e alma ao Cavaleiro das Trevas, antes desse papel Bale já tinha construindo um invejável currículo, estrelou seu primeiro filme aos treze anos em Império do Sol(1987), dirigido impecavelmente por Steven Spielberg, que explorava pela primeira vez a temática da Segunda Guerra Mundial, formula essa que ele repetiria anos depois em "A Lista de Shindler"(1993), e "O Resgate do Soldado Ryan"(1998). Bale já adulto fez outros filmes fazendo bons papeis antes de se firmar como estrela em Batman Begins, no seu extenso currículo cinematográfico da fase Pré-Batman Begins, inclui filmes como: "Extra! Extra!"(1992), "Os Últimos Rebeldes"(1993), "Reinado do ódio"(1994), "Adoráveis Mulheres"(1994), "O Agente Secreto"(1996), "Reflexos do Passado"(1997), "Sonho de Uma Noite de Verão"(1999), "O Psicopata Americano"(2000), "o Capitão Corelli"(2001), "Lauren Canyon-Ruas das Tentações"(2002), "Reino de Fogo"(2002) e "O Maquinista"(2004), esses filmes que citei são de sua Pré-Batman, e a patir da fase Pós-Batman Begins, o currículo dele inclui "O Sobrevivente"(2005), "O Grande Truque"(2006), onde travaria um duelo com outro interprete de herói dos quadrinhos no cinema, Hugh Jackman, o Wolverine dos X-Men, "Os Indomáveis"(2007) repetiria o papel de Batman em "O Cavaleiro das Trevas"(2008), "Inimigos Públicos"(2009), "O Exterminador do Futuro-A Salvação"(2009), "O Vencedor"(2010) e "A Flores da Guerra"(2011).
A trajetória do Morcego nas telonas que é vinte anos mais velho do que o Homem-Aranha, surgido na revista Detetive Comics #27, publicado em Maio de 1939, criado por Bob Kane(1915-1998) e Bill Finger(1914-1974), começou ainda na década de sua publicação, nos anos 1940, houve duas fases bem distintas, em forma de filmes seriais curtos que tinham como objetivo aproveitar a onda das sessões matinés, que atraiam e muito o público, a primeira vez ocorreu em 1943, que cujo primeiro ator a dar vida ao Morcegão foi Lerwis Wilson, e a segunda em 1949, desta vez estrelada por Robert Lowery, com duração de 15 capitulos. Duas décadas depois, mais precisamente em 1966, seria a vez de Adam West incorporar o papel do Morcego num seriado de televisão produzido pela 20Th Century Fox, e exibida pelo canal ABC, que teve duração de três temporadas, que junto ao sucesso da audiência, inspirou mais um filme. Mas só a partir do final dos anos 1980, mais precisamente em 1989, é que o Morcego ganharia o primeiro filme de blockbuster que contou con a direção de Tim Burton, com Michael Keaton no papel principal, que já havia trabalhado com Burton um ano antes na comédia mesclada com elementos sobrenatural "Os Fantasmas se Divertem"(1988), onde ele fez o Besouro Suco, e que teve o comediante Jack Nicholson no papel do Coringa, que acumulou na época em bilheteria US$ 400 milhões, conquistou a critica, e chegando a ganhar um Oscar. Três anos depois Burton voltaria dirigindo outro filme do Morcego em "Batman-O Retorno"(1992), com Keaton repetindo o papel do Cavaleiro das Trevas e enfrentando uma dupla de vilões, o Pinguim, vivido pelo comediante Danny De Vito, e a sensual Mulher-Gato vivida por Michelle Pheiffer, da qual posteriormente vou escrever uma postagem dedicada apenas a ela. Que também faturou uma boa bilheteria e de critica, mas chegou a causar muita controversia pelo clima muito mais sombrio, carregando de filme de terror do que seu antecessor, de tantas vezes que eu já vi esse filme passando na televisão posso dizer que não senti tanto medo assim, senti foi mais tesão pela Mulher-Gato. Em 1995, a Warner lança Batman Eternamente, desta vez sem Burton na direção, que inclusive participou como produtor, desta vez a direção ficou a cargo de Joel Schumacher, e Val Kilmer substituindo Keaton no papel principal, onde ele contou mais uma vez com dupla de vilões, o Duas-Caras vivido por Tommy Lee Jones, e o Charada vivido pelo comediante Jim Carey, e pela primeira vez a inclusão de seu parceiro Robin, vivido por Chris O ´Donnel, nesse eles procuraram tentar criar uma atmosfera mais leve, num clima mais família, tirando as caracteristicas sombrias de "Batman- O Retorno", mas acabou tendo um fraco desempenho nas bilheterias, o seu rendimento foi 336 milhôes de dólares, no entanto obteve sucesso de público, nos bastidores, houve muitos conflitos entre elenco e direção, é tanto que Kilmer descontente e brigado resolve não se envolver no projeto de fazer "Batman & Robin", lançado dois anos depois, que contou de novo com a direção de Schumacher, que finalizou de uma maneira vergonhosa a primeira fase da bem-sucedida franquia cinematográfica do Morcego iniciada por Burton. Esse contou com George Clonney, no papel principal, substituindo Kilmer, e mais uma vez contou com Chris O´Donnel no papel do Robin, parceiro do Batman, e com Alicia Silverstone no papel da Batgirl, e repetindo a formula com Batman-O Retorno, nesse também há uma dupla de vilões, ou melhor dizendo um trio. O Mr. Freeze vivido pelo astro fortão dos clássicos blocbusters de ação e alta adrenalina produzida nos anos 1980, Arnold Shwarzenegger, a Hera Venenosa vivida pela bela Uma Thurman, estrela preferida dos filmes de Quentin Tarantino e pela primeira vez apareceu o Bane, vivido Jeep Swenson, cuja aparição ficou um tanto quanto apagada, trabalhando como um reles assisitente da Hera Venenosa.
A repercussão de "Batman & Robin", foi tão negativa com criticas pesadas pela maneira um tanto excêntrica com que aborda o universo saindo muito da essência dele nas páginas dos quadrinhos, eu inclusive me lembro de quando fui conferir a esse filme na extinta sala de cinema do Natal Shopping, eu era moleque tinha apenas 12 anos, me lembro de ter me divertido muito ao ver uma cena do Robin falando um refrão de uma música que era febre na época "Há eu tô maluco" e ainda não tinha uma cabeça muito boa para analisar criticamente certos pontos de vistas ao qual o filme apresenta de falho, e nem muito menos tinha assim um conhecimento tão aprofundado do universo do Batman, como hoje tenho e posso descrever que a maior mancada que o filme cometeu foi ao apresentar a Batgirl, como a sobrinha de Alfred Pennyworth, o mordomo do Bruce Wayne, a quem ele assumiu sua tutela quando ficou órfão, com o nome alterado para Barbara Wilson, quando na verdade, a Batgirl é o alter ego de Barbara Gordon, filha do Comissário da Policia de Gottan City, James Gordon.
Isso foi um dos fatores que tornou filme de tão ruim, que para não ficar pior do que já estava, consequentemente a isso fosse receber indicações do Framboesa de Ouro, premiação do qual tanto os atores, quanto os diretores tem o maior pavor de receber, porque eles premiam os títulos já lançados a cada ano no cinema dos quais eles consideram que foi pior em tudo, e Batman & Robin recebeu 11 indicações, entre eles o de pior filme. Por causa disso, Batman & Robin carrega até hoje o estigma de ser o pior de super-heróis de todos os tempos. E como resultado desse fiasco a Warner cancelou o projeto de fazer outra série de filmes de Batman, e não só a Warner se desinteressou em fazer outra série de filmes do Morcego, como também nenhuma outra grande corporação cinematográfica estava interessada em produzir filmes de ação inspirado nos heróis dos quadrinhos. Tudo teria ficado por isso mesmo, os fãs do Morcego passarem longos anos na seca sem vê-lo nas telonas, se não fosse graças ao filme de "Blade-O Caçador de Vampiros", lançado em 1998, portanto um ano depois de Batman & Robin, inspirado no herói vampiro, que em vez de chupar sangue, quer mais é destrui-lo, pertencente ao Universo Marvel, criado por Marv Wolfman e Gene Colan, cuja primeira edição em HQ foi na revista Tomb of Dracula #10, publicada em Julho de 1973, um herói que não é tão popular como o Homem-Aranha ou mesmo o Batman, pelo fato de sua história carregar a atmosfera densa de um ser sobrenatural que ás vezes carrega um caráter meio duvidoso por ser meio vampiro, e também diferente do Homem-Aranha e até do Batman, ele não está entre os que geram mais lucro editorial. Contando com a direção Stephen Norrington, e estrelado por Wesley Snipes, ator com longo currículo em estrelar diversos filmes de ação, onde tanto fez mocinho quanto bandido, a receptividade mediana de Blade, de uma forma ou de outra inspirou para reforçar a ideia de levar os super-heróis das HQs aos cinemas, que junto com os primeiro filmes de X-Men dirigido por Bryan Singer e Homem-Aranha dirigido por Sam Raimi, e que além de ter feito o Morcego retomar as telonas deu inicio a uma safra próspera de outros herois de quadrinhos para as telonas que marcou a década de 2000, heróis, Demolidor, Hulk, Quarteto Fantástico e Homem de Ferro
Aquele nova saga do Morcego nas telonas mostrou um Bruce Wayne treinando em um lugar distante e nevado do Butão, sendo treinado por uma liga liderada pelo misterioso Ra´s al Ghul, que aparece pela primeira vez nas telonas, depois de bem treinado, Bruce resolve voltar para Gotham Citty para cumprir o seu objetivo de combater os criminosos com as próprias mãos, usando um uniforme inspirado no Morcego que ele se deparou quando o viu ao cair do buraco negro depois que enterrou os seus pais. A sua primeira missão como o combatente mascarado é acabar com reinado do mafioso Carmine Falcone, interpretado por Tom Wilkinson. Falcone foi criado por Frank Miller para a série de quadrinhos Batman-Ano Um, que carregava um estilo que remetia ao filmes noir. Pois então, será para acabar com o império do crime de Falcone, Gotham Citty uma cidade que se deixou consumir pelo medo e pela corrupção, uma Terra de Ninguém. Ao mesmo tempo em que ele também descobre que o psiquiatra Dr. Jonathan Crane, utilizando-se de um método não muito ortodoxo, ao utilizar uma droga aluxinogênica, para experimentar nos seus pacientes que ao soltar, colocar uma máscara de palha e vira o Espantalho, codinome do seu alter ego, que ele colocou fazendo uma referencia ao apelido que ele recebia no seu tempo de colégio, onde sofria bullying por causa do seu porte físico muito magro, o que fez ele crescer bastante transtornado, e dessa experiência resultou em ele estudar de forma muito aprofundado e se perguntar sobre o que causa o medo, e a partir dai ele passou a se ingressar no curso de Psicologia pela Universidade de Gotham Citty, e depois de formado e assim que começou a carreira na psiquiatria passou a utilizar essa metodologia. O Espantalho faz parte da velha guarda dos vilões do Morcego, juntando a Coringa, Pinguim, a própria Mulher-Gato, sua aparição nas páginas do Morcego aconteceu em 1941. E nesse filme, onde foi vivido por Cillian Murphy, que inclusive numa pequena ponta em Batman-O Cavaleiro Ressurge, conseguia adquirir essas drogas com a ajuda de Falcone, para utilizar em seus pacientes no Asilo Arkham, e a maneira como os seus pacientes relatam reagir intriga a promotora Rachel Dawes, vivida por Katie Holmes, nunca apareceu nas páginas do Morcego, foi criada especialmente para esse primeiro filme, descrita como uma velha amiga de infância de Bruce Wayne, e que será a primeira a despertar o seu interesse amoroso. E será a partir da investigação sobre as ações do Espantalho e sua ligação com Falcone, que serão o pano de fundo para esse filme que representou uma bem-sucedida retomada do Morcego as telonas. O elenco ainda contou com o veterano Michael Caine, no papel de Alfred Pennyworth, o mordomo e tutor do milionário Bruce Wayne, que nos quatro filmes anteriores do Morcego dirigidos por Burton e Schumacher foi vivido em ambos pelo já falecido xará deste Michael Gough(1916-2011), Gary Oldman vivendo o Comissário da Policia de Gotham Citty, James Gordon, que acompanha Batman desde que surgiu na Detetive Comics em 1939, Morgan Freeman como Lucius Fox, que atua como importante executivo da Wayne Enterprises, cujo surgimento nas páginas só ocorreu quatro décadas depois, a partir de Batman #307, publicado em Janeiro de 1979. Um homem de quem Wayne demonstra confiança na empresa, e como já citado anteriormente Liaam Nesson como Ra´s Al Ghul, que no primeiro momento se utiliza de uma nome falso de Henry Ducard, onde chega a dividir com o pape com o japonês Ken Watanabe, numa cena em que ele aparece de surpresa na festa da Mansão Wayne se fazendo passar por ele. Batman Begins, foi um marco na retomada do Morcego as telonas e representou um bom começo, conquistando a opinião dos críticos e arrecadando uma grande soma nas bilheteria, só na sua semana de estreia o filme arrecadou US$ 48 milhões de dólares, juntando aos US$ aos 372 milhões de dólares nas bilheterias nas salas de cinemas dos mais diferentes países.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman_Begins)
Nolan soube muito como trabalhar tanto na parte técnica, quanto na parte do roteiro para trazer de volta das cinzas o herói que gerou mais lucro para a Warner.
O bom resultado de Batman Begins, resultou numa sequência intitulada "Batman-O Cavaleiro das Trevas", contando com a mesma direção de Nolan, e com Bale, e o restante do elenco de BB, repetindo seus respectivos personagens, quer dizer única ausência foi a de Katie Holmes, que fez a Rachel Dawes no primeiro, e nesse segundo sua personagem foi substiutida por Maggie Gyllehaal, atriz vinda de um importante berço de ouro artisitico, filha do diretor de cinema e teleivsão Stephen Gyllehall, e da roteirista e produtora de cinema Naomi Foner, e irmã mais velha do ator Jake Gyllehaal, ele digamos fez parte do elenco acrescentado para esse filme que contou ainda com Aaron Eckhart vivendo o promotor público de Gottan City, Harvey Dent, o sujeito que movido pelo distúrbio de sua dupla personalidade denominada de Duas-Caras, de comportamento completamente oposto a ele, que quando ele se deixa entregar faz com que ele mexa uma moeda, para decidir o destino de cada um que ele que eliminar, o famoso cara ou coroa, o personagem que faz parte da categoria dos vilões da velha guarda de Batman, sua primeira aparição foi na Detetive Comics #66, publicada em Agosto de 1942, que teve sua primeira e rápida no primeiro filme de Batman em 1989, dirigido por Tim Burton, mas não mostrou sendo acidentado, e apareceu de novo em Batman Eternamente(1995), vivido por Tommy Lee Jones, que interpretou o Duas-Cara de uma maneira mediana,fugindo um pouco da essência do vilão do quadrinhos, nesse filme sob a direção de Schumancher, o Duas-Caras era o responsável pelo surgimento do Robin, e fez dupla com outro clássico do Morcego, o Charada vivido por Jim Carey. O Charada teve sua primeira aparição em Detetive Comics #140, publicada em Outubro de 1948. E nesse filme dirigido por Nolan o Duas-Caras na pele de Eckhart, fez uma interpretação que supera o tom exageradamente cômico que Tommy Lee Jones colocou em Batman Eternamente. Em "O Cavaleiro das Trevas", o Harvey Dent nos apresenta a sua antes e depois de virar o Duas-Caras, como um sujeito de personalidade dúbia, depois de sofrer uma desfiguração durante uma operação policial, foi a partir que ele se entregou a sua faceta maligna Duas-Caras, além deste mais uma vez aparece o Coringa, vilão também clássico do Morcego cuja na edição de Batman #1, publicada em 1940, considerado o mais célebre de todos os vilões, o palhaço cujas piadas em vez de fazerem as criancinhas rirem, faz o oposto, é provocar medo. A criação desse vilão teve inspiração no palhaço Gwynplaine, personagem de uma obra-prima do cinema mudo "O Homem que Ri"(1928), vivido por Conrad Veidt(1893-1943), e dirigido Paul Leni(1885-1929), conceituado cineasta expressionista alemão. O Coringa é como posso descrever um sujeito sarcástico, psicótico, e que costuma do gás do riso para enfraquecer Batman, o seu passado é um tanto quanto misterioso, há relatos de que ele provavelmente seria o alter ego de um sujeito cujo era Joseph Kerr, uma criança de comportamento problemático, e que passou no mundo imaginário depois que seus pais se separaram, e um dia quando seu pai observou Joseph chorar, perguntou porque ele estava tão sério, e movido pela raiva, fez a brutalidade de cortar a boca de seu próprio filho, desse corte resultou numa cicatriz no lado esquerdo do seu corpo, e resultado disso foi que na escola ele passou a sofrer constantes chacotas dos colegas, algo que hoje conhece como bullying, e por causa dessa provocação teve uma reação provocando sérias brigas com o colegas, e numa dessas acabou por ser hospitalizado, levando doze pontos na cabeça, influenciando ainda mais no seu comportamento problemático, consequentemente a isso o levou a ser expulso de três diferentes escolas, até resolver desistir de vez dos estudos, chegou a ser levado para uma clinica de psiquiatria, mas não demonstrou nenhum sinal na mudança de sua personalidade estranha, e já sendo rejeitado pelo pai resolveu um dia quando entrou na adolescência, fugir de casa, e tocou fogo com os seus pais dentro, e enquanto ficava olhando a casa queimar, pegou uma faca e cortou a outra parte da sua boca, originando assim em um sorriso completo no seu rosto. A partir daí não há registros de como e nem muito menos de onde ele começou suas atividades criminosas. Nesse filme, o Coringa, na pele de Heath Ledger(1979-2008) que encarnou, ou melhor dizendo se entregou ao personagem numa interpretação tão magnífica, de forma tão brilhante pela maneira como ele se dedicou a estudar aprofundadamente a essência do personagem a fundo, chegando até mesmo a passar meses internado numa clinica psiquiátrica para encontrar o tom certo, que por esse empenho recebeu muitos elogios da critica, pena que ela não estava por perto para sentir essa emoção, isso porque havia sete meses do filme ser lançado nos cinema, morreu prematuramente ao 28 anos, no dia 22 de Janeiro de 2008, em consequência de uma intoxicação acidental por remédio prescritos, e por esse brilhante, foi bastante premiado postumamente, com um Globo de Ouro, e um Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante em 2009. A interpretação de Ledger como o Coringa chega até a superar a interpretação de Nicholson no primeiro blockbuster de Batman lançado em 1989, com a direção de Burton. O filme também ganhou o Oscar na categoria de melhor som e imagem para Richard King. Batman-O Cavaleiro da Trevas foi bastante aclamado pela critica e também arrecadou uma grande bilheteria mundial que gera em torna de US$ 1 bilhão de dólares.(http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Dark_Knight).
O filme termina com o Morcego convencendo o Comissário Gordon a incrimina-lo pela morte de seu filho, quando na verdade quem causou sua morte foi Dent, agora virado Duas-Caras depois de sofrer um ocorrido na explosão onde ele estava mantido refém pelo Coringa junto com Rachel Dawes, e daquela explosão ele sobreviveu, com a metade do rosto queimado e já Rachel morreu, e inconformado com esse acontecimento se deixa consumir pela sua personalidade sombria que o atormenta denominada de Duas-Caras. E a partir começa um a caçada da policia para perseguir o Batman, e durante o discurso no funeral de Dent, Gordon quebra o Bat-Sinal. Transformando o Vigilante Noturno do Crime de Gotham em Fora da Lei.
E agora sim chegando a comentar o mais recente produção do Morcego, que fecha assim com chave de ouro toda a bem-sucedida trilogia cinematográfica do Cavaleiro das Trevas nas mãos de Nolan, que retomou satisfatoriamente com Batman Begins, apesar dos percalços causados na estreia em uma sala de cinema em Aurora, subúrbio de Denver, no Colorado, onde um jovem universitário de 24 anos, chamados James Holmes, com sérios distúrbios psicológicos provocou um tiroteio dentro da sala, matando muita gente, e resultando num dos maiores massacres já vistos na história americana. Gerando assim o cancelamento da pré-estreia do filme em Paris, que contaria com a presença de boa parte do elenco. Mas tirando esse incidente, que de alguma forma ou de outra vai marcar negativamente o filme, que esse conseguiu o ciclo iniciado por Batman Begins, de uma maneira honrosa, contando com boa parte do elenco repetindo seus respectivos papeis desde Batman Begins, com Bale no papel principal, Michael Caine repetindo o papel do Mordomo Alfred, Morgan Freeman, no papel do Lucius Fox, executivo da Wayne Enterprises, e muito amigo de Bruce Wayne, e Gary Oldman mais uma vez repetindo o papel do Comissário Gordon, e com o acréscimo de Tom Hardy, como o Bane, vilão com a idade de ser digamos assim, numa colocação cômica, o bisneto do Batman, isso porque sua primeira aparição nas páginas do Morcego aconteceu a partir da edição de Batman-Vengacy of Bane #1, publicada em Janeiro de 1993, portanto ele só tem apenas 20 anos, por isso coloquei para ser o bisneto não só do Batman, como também dos vilões clássicos como Coringa, Pinguim, Duas-Caras, Espantalho, Charada, entre outros, bom mas voltando a comentar sobre Tom Hardy, ele antes desse papel já tinha um extenso currículo cinematográfico, onde começou fazendo "Falcão Negro em Perigo"(2001), e nesse filme, ficando sem o rosto aparecer, por causa da máscara metálica, com certeza não será por esse papel que ele ficará marcado. Anne Hathaway, como a Mulher-Gato, vilã clássica do Batman, que como bem coloquei ele surgiu nas páginas do Morcego um ano depois da primeira edição de Batman cujo seu desempenho ficou brilhante interpretando a vilã que gera como maior ponto fraco do Morcego, bater forte no seu coração apaixonado, e que desperta a fantasia sexual masculina. Como havia colocado anteriormente, a Anne Hathaway, não pode ser uma das atrizes de quem eu seja um fã tiete declarado, mas posso descrever que ela nesse papel da vilã que essa sim me desperta inspiração erótica, que 20 anos atrás foi vivida por Michele Pfeiffer em "Batman-O Retorno"(1992), e posso descrever que da maneira que Anne Hathaway interpretou a Mulher-Gato, conseguiu superar o desempenho da Michele Pfeiffer. Mas isso vai ficar para uma postagem dedicada apenas a Mulher-Gato. Anne Hathaway antes desse papel já tinha construído um bom currículo fazendo vários filmes de comédias, estrelou na comédia juvenil "O Diário da Princesa"(2001), uma versão contemporânea de uma trama produzida pelos Estúdios Disney, utilizando de elementos dos clássicos contos de fadas, onde ela interpretava uma jovem de 15 anos, tímida, insegura e sem graça, até descobrir que era uma princesa, mas foi a partir de "O Diabo Veste Prada"(2006), que sua carreira no cinema começou a se firmar, confesso que pessoalmente esse foi um dos poucos que poucos filmes estrelados por ela do qual eu tive a oportunidade de prestigiar, tirando esse o único que tive assisti estrelado por ela foi "Agente 86"(2008), onde nesses dois ela realmente mostrou um bom empenho em papeis cômico, e como a Mulher-Gato em "Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge", ela também uma interpretação assim genial, e para fechar o acréscimo do elenco de "Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge", também conta a presença da francesa Marion Cotillard, que em 2008, ganhou destaque internacional depois que estrelou o filme "Piaf-Um Hino ao Amor", um dramático filme biográfico retratando a trajetória da popular cantora francesa Edith Piaf(1915-1963), dirigido por Olivier Dahan, e que por esse papel recebeu o Oscar de melhor atriz. Nesse filme ela interpreta o papel da Tália, filha de Rá´s Al Ghul, que se utiliza do nome de Miranda Tate, para tentar se infiltrar na vida do Morcego, trabalhando na Wayne Enterprises, que assim como Ra´s Al Ghul, também apareceu na revista de Batman a partir de 1971. Com orçamento de US$ 250 milhões de dólares. (http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Dark_Knight_Rises)
Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge, segundo dados mais recentes esse último do Morcego nas mãos de Nolan anda liderando o ranking das bilheterias, para se ter só no último final nos Estados Unidos, o filme arrecadou US$ 36,4 milhões de dólares*, e não só nos EUA, o filme tem arrecado uma soma gorda de bilheteria, como também atraiu 1,14 milhões de espectadores, faturando 13,5 milhões de reais**. (*http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-domina-bilheteria-nos-eua)
(**http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-domina-bilheteria-nos-eua)
E enfim só o que posso terminar de descrever é que esse último filme da trilogia de Nolan, termina sendo o mais coerente, mais conciso com o ciclo começado por Batman Begins, com a trama mostrando uma longa passagem de tempo de oito anos depois do acontecimento de "O Cavaleiro das Trevas"(2008), onde Batman desde o incidente ocorrido pela morte do Promotor Público Harvey Dent, onde numa armação entre ele e Gordon, o Morcego assumindo a culpa pelo crime e passando a virar um perigo para a sociedade, desde nunca mais foi visto defendendo Gotham City dos criminosos, passou a viver uma aparente tranquilidade devido ao rigor de uma lei severa denominada Lei Harvey Dent, que passou a combater severamente os criminosos, com punições severas, enquanto que Bruce Wayne, o responsável por criar o seu alter ego de Batman, estava vivendo recluso em sua mansão, é lá que durante uma festa na Mansão Wayne, tem a primeira aparição da Selina Kyle, a Mulher-Gato, trabalhando como cozinheira, em um momento ela é chamada por Bruce para comentar sobre o roubo das joias da sua mãe. Bruce fica preocupado quando descobri que na Wayne Entreprises o projeto da executiva Miranda Tate/Tália, que envolvia a energia por fusão, tinha um alto potencial bélico desse reator. É nesse momento a que surgi Bane, um sujeito vindo de uma prisão subterrânea, que com seus ideais anárquicos, promovo o terror na cidade de Gotham City, a situação é tão caótica que não tem como a policia dá conta sozinha, é tanto que o Comissário Gordon fica ferido depois que foge de um esgoto que servia de refugio para a gang de Bane, lá sem perceber deixa os papeis com revelações bombásticas sobre a mentira para tornar o Promotor Público Harvey Dent santificado como mártir no combate ao crime. É nesse momento delicado que Gordon resolve implorar para o Batman voltar a ativa, e conta com o reforço do policial Blake, a quem o público que seu verdadeiro nome de batismo é Robin. E vai ser a partir de toda a atmosfera de terror e medo que o Morcego volta a ativa em dois diferente momentos, a primeira numa cena de perseguição cheia de adrenalina que rendeu muitos aplausos a plateia, e a segunda quando consegue fugir da prisão subterrânea de onde Bane o enviou, e onde este passou a maior parte de sua vida até ser retirado por Ra´s Al Ghul, e nesse segundo ele ressurge das cinzas, numa Gotham toda arrasada e nevada. Gerando assim os momentos mais tensos e decisivos. E assim é o que posso descrever da minha impressão sobre "Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge", é que finaliza em grande estilo, um novo ciclo de uma franquia cinematográfica do Morcego que teve um começo bem-sucedido, e que para outro diretor que assumir futuramente o encargo de fazer outra franquia de filmes do Morcego que saia no mesmo nível do que Nolan proporcionou, ai será um tremendo desafio para superar. Posso descrever que o Batman eu me identifico mais com ele, do que o próprio Homem-Aranha, apesar de claro, ele pertencer a uma classe social privilegiada que o torna assim um tanto fora da realidade, ainda mais que mesmo ele não se utilizando super poderes, mas tem a tecnologia para combater os bandidos, já o Homem-Aranha, é o oposto, pertence a classe social majoritária do povão, que mesmo se utilizando de super poderes de Aranha, não tem a tecnologia para combater os criminosos, se utiliza mesmo é das suas super agilidades. E além do mais, a cidade em que o Batman vive é a fictícias Gotham City, o que o torna mais distante da realidade enquanto que o Aranha é metrópole real de Nova York, o que o torna mais próximo da realidade. Pode até parecer estranho mas de uma maneira ou de outra, me identifico muito mais com o Batman do que o Aranha, e não está só no fato dele não se utilizar de super poderes, mas sim no contexto que sua história carrega, com uma atmosfera muito densa, que remete ao filmes noir, com certeza deve ser muito por essa maneira que ao ouvir de grupos fazendo comparações entre estes que de alguma maneira ou de outra tem a similaridade de usarem de uniformes inspirados em animais, muita gente não se identifique com Morcego não só porque ele representa a elite, o que não dá para contestar, mas com certeza está mais é na maneira como ele tem um perfil que carrega o peso de um ser frio, sisudo, solitário, uma consequência da tragédia que o Bruce Wayne vivenciou ainda criança ao testemunhar os pais morrerem covardemente por assaltantes na sua frente quando estava na rua depois de terminarem uma sessão do filme de Zorro, o herói preferido de Bruce, e não é preciso ser um bom psicólogo, com especialidade em comportamento infantil para compreender o quão traumatizante é para uma criança que vivencia o peso de uma tragédia como essas, isso pode causar nela um tremendo transtorno na vida adulta, a Nina da novela “Avenida Brasil” que o diga, e isso influenciou para ele virar um adulto avesso a uma vida social, coisa que ao contrário do Aranha, o seu criador Peter Parker, também carregar a similaridade com o Bruce Wayne por ser órfão, mas diferente de Bruce, Peter não passou pelo transtorno de ver o seu pai e sua mãe morrerem na sua frente, e contou com a sorte de ter seus Tio Ben e May Parker como seus tutores, que lhe deram uma boa base familiar e psicológica para ele superar esse trauma, o que não influenciou para ele crescer um adulto transtornado, e talvez seja dessa maneira que uma maioria também se identifique muito mais com o Homem-Aranha, do que o Batman, é pelo fato dele não dele carregar uma atmosfera tão pesada, quanto o Morcego, por causa justamente das diferentes situações em que eles viraram Combatentes do crime. O Batman quando viu seus pais morrerem, ele não tinha ninguém próximo da família para se tornar seu tutor, apenas o seu Mordomo Alfred Pennyworth, o que influenciou ainda mais para ele se tornar um adulto transtornado e distante. Eu não nego que também me identifico com o Home-Aranha, assim como o Batman, pela maneira descontraída e piadista dele combater os criminosos, com essa leveza, mas assim o que me faz vê-lo mais distante da realidade, não é nem pelos super poderes, ou melhor até dizendo, em alguns pontos não me simpatizar com ele, é pela maneira como quando ele recebeu os seus super poderes, ele ainda não tinha muita noção da responsabilidade, que teria ao adquirir, se a gente lembrar que no primeiro lançado 10 anos atrás, dirigido por Raimi, ele ficou tão entusiasmado quando descobriu a hiper força similar de uma aranha, que a primeira coisa que Peter Parker fez foi se utilizar disso em beneficio próprio, ao participar de um combate de Luta Livre, e ao andar pelas ruas e se deparar com Tio Ben caído no chão, em consequência de ter levado um tiro de um assaltante, ai é que ele fica transtornado, e quando vai atrás do assaltante, e o reconheceu o rosto, lembrou que ela era o mesmo que ele tinha ignorado no vestiário, então a partir foi que ele se deu conta de que “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, talvez seja por isso que eu sinta o Homem-Aranha distante da realidade, e principalmente, em algum momento não me simpatize por ele, por causa da maneira imatura como ele agiu quando adquiriu este super poder, coisa que já no Batman é o contrário, ele pode não ter adquirido o superpoder de um morcego de laboratório com gene modificado, o animal foi a inspiração para ele no momento em que ele caiu de um buraco lamacento quando ainda garoto estava andando transtornado pelo cemitério onde tinha enterrado seus pais, e foi naquele buraco que viu a figura do morcego voando em sua direção, e foi a partir daí que ele decidiu escolher as trevas para fazer justiça com as próprias mãos. Posso descrever que o mais me identifica com o Batman é por isso, é a sua maneira como o Bruce sem adquirir superpoderes se preparou para a responsabilidade que teria ao criar o seu alter ego de paladino mascarado da justiça de Gotham City. E não só vejo o Morcego como mais próximo da realidade, está também nos seus vilões, que como eu já havia descrito anteriormente, todos vem de um histórico, um passado de antes de entrarem na vida criminosa eram pessoas que tinham comportamentos estranhos, distúrbios, transtornos que os tornaram propícios para escolherem virarem gente perigosa, implantando o terror em Gotham City, utilizando-se de fantasias de Carnaval. O Bane, nesse filme é um dos que se encaixa nesse contexto, e inclusive há um momento em que fala assim para o Batman, “Enquanto você escolheu as Trevas, eu nasci nas Trevas”, e não só ele como também o Coringa, Espantalho, Duas-Caras, Charada entre outros.. Já os vilões do Homem-Aranha, que não ficam atrás em se utilizarem de ridículas fantasias de carnaval em Nova York, o que eu vejo neles de mais distante da realidade é a maneira como boa parte deles antes de escolherem a vida criminosa, não tinham um histórico que os tornassem propícios para isso, o exemplo que posso dar para fundamentar essa minha colocação é nesse recente filme “O Espetacular Homem-Aranha”, o Lagarto, que é resultado de uma experiência cientifica malsucedida no Doutor Curt Connors, ele antes desse incidente ocasionado no momento em que implantou um soro com gene de reptil, para trazer seu braço direito amputado, do qual ele se baseou já que vinha estudando essa habilidade que eles tem de regenerar quando perdem os membros do corpo. Ele antes da experimentar nele mesmo como cobaia humana, não demonstrava ter nenhum comportamento de pessoa transtornada, ou mesmo com distúrbio, capaz propicia-lo para entrar no crime, só demonstrou transtorno depois que ao sentir o resultado da experiência da experiência nele nesse, ter trazido para ele, além do milagre do braço direito amputado de volta, também lhe causou um efeito colateral de lhe transformar numa aberração monstruosa, um lagarto em forma humana, que por causa desse transtorno ele foi aos poucos perdendo toda a sua racionalidade. E assim, confesso que dessa forma eu termino concluindo que quem ainda não teve a oportunidade de conferir a Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge, confira que está ótima, e ainda mais com Bale e Hathaway mostrando uma excelente química, em uma cena assim de beijo, que levou tanto ao delírio, onde até confesso que me deu aquela sensação, aquela vontade de estar na pele do Batman, só para beijar os lábios carnudos daquele mulherão da Mulher-Gato. E com direito a um desfecho surpreendente. Que venha outros Batman nas telonas.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
FILME AVATAR-MINHA IMPRESSÃO.
Estou publicando de novo a postagem do filme da qual já havia publicado em Fevereiro de 2010.
A palavra Avatar, do sânscrito Aval, significa aquele que descende de Deus, uma espécie de manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, que pode também ser caracterizado por um Ser Supremo. É nesse sentido que também segue o filme de maior bilheteria de todos os tempos "AVATAR". Um filme com um enredo muito bem elaborado, que consegue prender do inicio ao fim, fez uma grande revolução tecnológica que pode se dizer que ela entrará para como um dos melhores filmes do século 21.
Avatar, é um filme que serve para se fazer um ótimo estudo antropológico sobre o modo de vida de algumas culturas afastadas, distantes que praticam alguns rituais que na nossa visão moderna futurista seria algo que não existe, que foi eliminado, mas que na verdade continua sim senhor, a principal caracteriza que o filme carrega de um estudo dos seres Na'Vi, é que eles seriam bem umas alegorias ao modo de vida aldeão, característicos de povos que nunca tiveram contato com as civilizações como algumas tribos indígenas aqui do Brasil, aldeias da África, Oceania, Ásia e alguns arquipélagos poucos conhecidos.
Os povos Na´Vi, habitantes da constelação Pandora, tem as características de terem a crendice e venenarem uma deusa chamada Ewya, a quem eles sempre fazem uma devoção principalmente na hora do perigo, algo bem característico das civilizações rústicas antigas e dessas mais isoladas, um outro ponto em comum é o feito deles serem liderados por um chefe patriarca, um homem que ajuda a tribo a preparar para se defender militarmente de invasões, entre esses invasores estavam os humanos, algo também característico das civilizações fechadas, e principalmente das primeiras civilizações que viviam em aldeias, como os Hunos, os Vikings, caracterizados como bárbaros.
Mas o que chama mesmo a atenção no filme, é a mensagem sobre a preservação do meio ambiente, e uma interessante alegoria ao fato dos gananciosos seres humanos nesse filme serem mostrados como uma espécie de arquétipo dos colonizadores brancos, que na época expansão marítima, que os levaram a conhecer mundos fora da Europa, conhecendo civilizações que para eles eram muito exóticas, muito atrasadas, eles conseguiram facilmente dominarem causando a extinção das tribos, maltratando também o meio ambiente.
Bom é mais ou menos esse o meu raciocínio, e minha visão sobre esse filme espetacular.
Um filme com gastos bem milionários, que bem poderiam serem compensados com um Oscar, James Cameron depois do estrondoso sucesso de Titanic, simplesmente arrasou com Avatar.
Avatar, é um filme que serve para se fazer um ótimo estudo antropológico sobre o modo de vida de algumas culturas afastadas, distantes que praticam alguns rituais que na nossa visão moderna futurista seria algo que não existe, que foi eliminado, mas que na verdade continua sim senhor, a principal caracteriza que o filme carrega de um estudo dos seres Na'Vi, é que eles seriam bem umas alegorias ao modo de vida aldeão, característicos de povos que nunca tiveram contato com as civilizações como algumas tribos indígenas aqui do Brasil, aldeias da África, Oceania, Ásia e alguns arquipélagos poucos conhecidos.
Os povos Na´Vi, habitantes da constelação Pandora, tem as características de terem a crendice e venenarem uma deusa chamada Ewya, a quem eles sempre fazem uma devoção principalmente na hora do perigo, algo bem característico das civilizações rústicas antigas e dessas mais isoladas, um outro ponto em comum é o feito deles serem liderados por um chefe patriarca, um homem que ajuda a tribo a preparar para se defender militarmente de invasões, entre esses invasores estavam os humanos, algo também característico das civilizações fechadas, e principalmente das primeiras civilizações que viviam em aldeias, como os Hunos, os Vikings, caracterizados como bárbaros.
Mas o que chama mesmo a atenção no filme, é a mensagem sobre a preservação do meio ambiente, e uma interessante alegoria ao fato dos gananciosos seres humanos nesse filme serem mostrados como uma espécie de arquétipo dos colonizadores brancos, que na época expansão marítima, que os levaram a conhecer mundos fora da Europa, conhecendo civilizações que para eles eram muito exóticas, muito atrasadas, eles conseguiram facilmente dominarem causando a extinção das tribos, maltratando também o meio ambiente.
Bom é mais ou menos esse o meu raciocínio, e minha visão sobre esse filme espetacular.
Um filme com gastos bem milionários, que bem poderiam serem compensados com um Oscar, James Cameron depois do estrondoso sucesso de Titanic, simplesmente arrasou com Avatar.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
DIVULGAÇÃO DO BLOG ESPAÇO AUTISTA
Aqui faço a divulgação do blog de Nataly Lima Pessoa, o link é: http://espacoautista.blogspot.com.br.
Uma jovem ortadora da Síndrome de Asperger e estudante de Direito - UNI-RN. Este blog foi criado com a finalidade de trabalhar e divulgar assuntos vinculados ao espectro autista. Espero que gostem desse blog dela, uma maneira de nós em nossa condição termos o nosso espaço para expressar nossas idéias.
domingo, 24 de junho de 2012
ARTIGO: 50 ANOS DO HOMEM-ARANHA
INTRODUÇÃO.
Pessoalmente tenho andado numa grande expectativa pela estreia no dia 06 de Julho de 2012, do novo filme da franquia do herói aracnídeo Homem-Aranha, que nesse ano completa 50 anos, mantendo a boa forma para continuar combatendo os grandes vilões que usam as fantasias mais ridículas, e com as ideias mais megalomaníacas do mundo para tentar dominar a humanidade. E para lembrar esse momento, e antes da estreia do filme, preparei esse artigo para contar suas primeiras trajetórias nas HQs, nas séries animadas, no cinema, na Broadway, os seus diferentes vilões, um rápido comentário sobre o novo filme da franquia, sua primeira namorada Gwen Stacy, e a sua alegoria a Guerra Fria.
O NASCIMENTO DO ARANHA.
Surgido à primeira vez, na edição número 15 da revista Amazing Fantasy em Agosto de 1962, o famoso herói escalador de paredes, arremessador de teias e com um sexto sentido para lhe informar dos perigos que estejam por perto, o alter ego do fotografo freelancer do Jornal Clarim Diário, Peter Parker, a quem muitos dos leitores assíduos das suas HQs, nutrem um grande fascínio, admiração, ou mesmo uma forte identificação, a quem esses os consideram o mais humano de todos os super-heróis, mesmo tendo super poderes de uma aranha geneticamente modificada do qual ele foi picado, é um exemplo de estar mais próximo da realidade, mais do que até mesmo do Batman, da DC Comics, concorrente da Marvel Comics, da qual o Homem-Aranha é um filhote, o que não há como negar, porque mesmo o Batman, sendo um paladino mascarado combatente do crime, sem uso de super poderes, mas de agilidades e muita inteligência, o que para muitos leitores ele ainda vive distante da realidade, pelo fato dele ser representado por um homem muito refinado, que simboliza a elite como o milionário Bruce Wayne, o criador do alter ego Batman, que também tem um filme com data marcada para ser lançada em Julho, mais na última sexta-feira, dia 27, com “Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, mas esse é um tema para outra postagem, quanto que ao contrário do Bruce Wayne, o Peter Parker e seu alter ego do Homem Aranha, representam um retrato mais próximo da realidade por ele não simbolizar a elite, representa uma típica pessoa comum, vivendo uma vida simples, morando de aluguel, cuidando de sua Tia May Paker, uma senhora que simboliza para Peter uma figura materna, cuja saúde é um tanto frágil, e ainda mais depois que ficou viúva de seu marido Benjamim “Ben” Parker. Criado por Stan Lee e seu parceiro Steve Dikto, o Homem-Aranha é de todos os heróis do Universo Marvel, foi o que mais conseguiu gerar maior rentabilidade, não só nas publicações como também nos marketing em outras mídias como as mais diferentes séries animadas, em marcas de produtos licenciados e algumas séries televisivas, em 1978 inspirou uma serie de TV no Japão, produzida pela Toei Company, a mesma responsável por produzir super heróis que foram exibidos na TV brasileira entre o final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990, que marcaram a infância de quem hoje é assim como eu com mais de 20 a 25 anos que assistiam muito na extinta Manchete a Jaspion, Changeman, Flashman, Spielvan, Jiraya ou mesmo Jiban, pois é essa mesma de quem estou falando. Onde nessa história japonesa o personagem usava um robô gigante, denominado também de mecha, que é muito comum nos gêneros Super Sentais, quem ainda acompanha aquelas versões genéricas americanas de Power Rangers deve bem saber do que estou falando. Pois é, mais nada se compara ao estrondoso sucesso que o herói chegou indo para as telas do cinema em 2002, sendo estrelado pelo então desconhecido Tobey Maguire, que enfrentou como vilão o Duende Verde vivido por Willian Dafoe, Maguire ainda repetiria o papel nas sequencias em Homem-Aranha 2(2004), onde o vilão foi o Dr. Octopus interpretado por Alfred Molina e em Homem-Aranha 3(2007), cujo vilão eram dois, Homem Areia vivido por Thomas Haden Church e Venom vivido por Topher Grace, estes foram ambos dirigidos por Sam Raimi. Chegando até a um espetáculo da Broadway, que ainda não chegou a ser concretizado devido a problemas da produção com certos incidentes envolvendo técnicos e dublês.
Bom, mas contando um pouco sobre a saga do super herói aracnídeo, vamos fazer uma retrospectiva de toda a sua trajetória nas páginas das HQs.
OS PRIMEIROS PASSOS DO ARANHA.
Na primeira vez em que o personagem nasceu na edição número 15 da Amazing Fantasy, o herói era representado por um rapaz muito tímido, mas extremamente inteligente, era criado pelos seus tios Ben e May Parker, depois que ficou órfão dos seus pais, Richard e Mary Parker, do qual nunca havia ficado claro sobre em quais circunstancias eles haviam morrido, e nem muito menos qual era a profissão deles, e nem muito menos mostram como era a convivência de Peter com estes, nas poucas publicações das quais tive a oportunidade ler, e nem quando acompanhei algumas das séries animadas inspiradas no herói, e nem a trilogia cinematográfica dirigia por Raimi, foi mostrado como era Peter Parker convivendo com os seu pai Richard e sua mãe Mary, e que nesse novo filme com direção de Marc Webb, e estrelado por Andrew Garfield, pelo que andei conferindo no trailer pela internet, vai nos proporcionar o passado oculto de Peter, nos mostrando ele em sua infância e nos apresentando pela primeira vez que eram os seus pais. Vai contar uma nova saga do Homem-Aranha, que muita gente não conhece até mesmo alguns fãs de carteirinha do atirador de teias. Na mesma linha de outros heróis de quadrinhos cujas sagas cinematográficas, tiveram um prequel, histórias antecedentes, como por exemplo, já aconteceu com o defensor de Gothan City em Batman Begins(2005), e com o mutantes liderados por Charles Xavier em X-Men: Primeira Classe(2011). Outra verdade também oculta do passado de Peter Parker, é que antes morrer de amores por sua vizinha Mary Jane Watson, uma bela ruiva aspirante à atriz, Peter já havia em seus tempos de escola se apaixonado por outra garota, Gwen Stacy, que era da mesma turma dele.
GWEN STACY A PRIMEIRA PAIXÃO DO ARANHA.
Gwen foi sua primeira paixão antes do posto pertencer a Mary Jane. A história que também vai ser mostrada nesse novo filme do Homem-Aranha, cuja personagem será vivida por Emma Stone, e que chegou a aparecer brevemente em Homem-Aranha 3, interpreta por Bryce Dallas Howard. Ela era uma jovem muito bonita a mais popular da universidade, era filha de um policial, o Capitão George Stacy. Gwen foi a primeira a quem Peter amava de verdade, e teve a sua primeira aparição na edição The Amazing Spider Man #31, publicada em Dezembro de 1965, nesse primeiro momento em que apareceu ela chegou a ser malvista pelos leitores, achando que ela poderia ser da “turma do mal”, pelo fato de sempre ficar na companhia de Flash Thompson, Harry Osborn, um jovem rico, filho do industrial Norman Osborn, que viraria o inimigo número um do Homem-Aranha, Duende Verde. Que gostavam de implicar com Peter na escola. Pois é, foi assim dessa maneira que surgiu a primeira namorada pouco conhecida dos leitores assíduos e apreciadores das histórias do Homem-Aranha. E seria o Duende Verde, o grande responsável por assassinar o primeiro grande amor do herói ocorrido na edição de The Amazing Spider Man # 21, publicada em Junho de 1973, ao jogá-la de uma ponte no Brooklin. Vai ser a partir da morte de Gwen que Peter passará a namorar sua vizinha Mary Jane. É muito conhecida a história de como um jovem sem graça, inteligente e tímido, que vivia sendo zoado pelos colegas de escola e faculdade, vitima de bulying, com uma simples picada de uma aranha que antes era definida como radioativa, e de uns tempos para cá passou a ser denominada de geneticamente modificada tenha motivado a ele adquirir super poderes inspirados nela, e também de que maneira ele levou a sério uma frase que seu Tio Ben Parker lhe disse uma vez, horas antes de morrer, que “Com grandes poderes, trazem grandes responsabilidades”, e ele ignorou naquele momento, e só percebeu depois que se deparou quando o viu morto no chã com um tiro de um assaltante, quando ele foi atrás desse sujeito, descobriu ser o mesmo que horas antes ele tinha se encontrado quando estava no vestiário de uma luta livre onde tinha participado utilizando pela primeira vez o uniforme do Homem-Aranha, e quando se deparou com esse cara resolveu não enfrentá-lo porque estava inconformado com o responsável pela organização do evento, que não queria lhe pagar a quantia prometida depois dele ter vencido um adversário no ringue, e quando esse assaltante apareceu o mesmo homem chegou a pedir para ele ir atrás e impedi-lo, mas o ignorou, argumentando que não era problema dele, e poucas horas depois, ao se deparar com o homem que ele ignorou impedir no vestiário, e vê-lo de perto como o responsável por ter assassinado seu Tio Ben Parker, foi então a partir dai ele se deu conta da responsabilidade que seria lidar com aqueles super poderes, foi a partir desse sentimento de culpa de Peter, que ele passou a adotar o alter ego de combatente do crime da cidade de Nova York, escalador de paredes e arremessador de teias, Homem-Aranha.
OS VILÕES.
A partir desse momento ele passa o combater os mais diferentes criminosos perigosos de Nova York, que tentam utilizar as mais diferentes artimanhas e usando de fantasias ridículas, que fazem parecer o combate ao crime na cidade, um dia das bruxas, ou mesmo um carnaval, para aterrorizar a população nova yorkina, tipos como além do Duende Verde, também enfrentaria Venom, Dr. Octopus, Mistério, Duende Macabro, Escorpião, Camaleão, Lagarto, que será o primeiro vilão que ele irá enfrentar nesse novo filme, Morbius, Rino, Carnificina, Shocker, Homem Areia, Abutre, Kraven e também o gordão Wilson Fisk, conhecido pela alcunha de Rei do Crime, que também é adversários de outros heróis da Marvel Comics, como Demolidor e o Justiceiro. Entre outros diversos adversários do aracnídeo.
Ao longo de sua trajetória nas HQs, ele além de enfrentar os mais diferentes e perigosos vilões, lida também com difíceis situações rotineiras como aguentar um chefe casca-grossa como J. Jonah Jameson, dono do Clarim Diário, do qual Peter é um fotoagrafo freelancer, que teve sua primeira aparição em The Amazing Spider Man #1 publicado em Março de 1963, é o que mais implica com o herói, e quer fazer de tudo para acabar com sua reputação. Mostrava as diferentes fases com que ele teve de lidar como, por exemplo, com um hospedeiro alienígena simbiótico que fez mudar sua personalidade, ficando acima do bem e do mal, e em muitos momentos chegando a ficar agressiva e não tendo consequências de seus atos como aconteceu com o Venom, a primeira vez que ele precisou adotar este tipo de uniforme foi numa publicação de 1984, nas HQs chegou até a mostrar ele se casando com Mary Jane, numa publicação de 1987, enfrentou uma batalha contra seus diversos clones, chegou a lutar ao lado de outros heróis do Universo Marvel, e integrou a equipe dos Vingadores.
HOMEM-ARANHA E A GUERRA FRIA.
No começo de uma conturbada década, como os anos 1960, marcado pelo pavor da Guerra Fria, uma guerra ideológica, política, econômica, e também cientifica pela corrida espacial, entre capitalistas protestantes americanos e comunistas ateus soviéticos, e onde nesse contexto histórico havia a divisão de alguns países seguindo regimes totalitários, como a Cortina de Ferro no Leste Europeu, e muitos Golpes de Estados em países da Sul-Americanos. Situação essa que inspirou e muito a criatividade de roteiristas de cinema, de séries de televisão e mesmo dos quadrinhos, para satirizarem e criarem uma alegoria critica desse momento, e criando uma lendária simbolização do típico herói americano de bom caráter salvador do mundo e bonito que nem um príncipe encantado para salvar as donzelas indefesas, e ao russo a típica simbolização do sujeito carrancudo, feio, mau-caráter, prepotente que tenta de todos artifícios prováveis ou mesmo improváveis para tentar destruir os americanos, com atentados terroristas por exemplo, eram como se eles fossem uma espécie de Lobo-Maus, ou mesmo ETs invadindo o território americano, que aliás foi dessa maneira inclusive que em 1951, foi lançada o filme “O DIA EM QUE A TERRA PAROU”, dirigido por Robert Wise(1914-2005), que com recursos tecnológicos escassos para época, produziu um dos melhores filmes, que foi um dos pioneiros em explorar a ideia dessa fixação, esse fascínio dos americanos por vidas em outros planetas, quatro anos depois do primeiro registro de uma caso de uma provável visita alienígena, ocorrida na cidade de Roswell, localizado no Novo México em Julho de 1947. E que fez uma primeira alegoria desse momento em que o Senador americano Joseph Mcarthy usaria um plano de caça aos comunistas. Bom, mas voltando ao foco do aracnídeo, ele como contemporâneo desse momento, também não deixaria escapar de participar desse movimento, afinal em suas HQs, entre os diversos vilões que ele enfrenta, há três que fazem uma boa referencia, aludindo justamente à visão caricata dos americanos bonzinhos, contra os soviéticos mauzinhos, o que me remete a um velho folclore que nossos bisavôs diziam para nossos avôs quando eram menores, de que: “Os comunistas comem criancinhas”, e os americanos souberam muito bem como aproveitarem desse folclore, desse mito dos comunistas comerem criancinhas para retratarem bem essa típica alegoria, que décadas antes eles denominaram propriamente como “Caça ás bruxas”, logo de uma potencia inimiga comunista, como era a União Soviética. Esse três de quem estou referindo são: Rino, Camaleão e Kraven, O Caçador. Rino, codinome de Aleksei Mikhailovich Sytsevich, vilão que teve sua primeira aparição na HQ, do aracnídeo em The Amazing Spider-Man # 41, publicada em Outubro de 1966, no período historicamente denominado de Era de Prata das publicações do Aranha, cuja trajetória de como ele virou um dos seus mais famosos vilões, e pelo que me lembro na série animada The Spider-Man Animatede Series, produzida entre 1994-1998, o Rino é visto como um dos capangas do Rei do Crime. A história de Aleksei é bem interessante, imigrante russo pobre, que quando entrou nos EUA, foi justamente parar no mundo do crime onde passou a sobreviver para tentar ajudar sua família para vim morar com ele em solo americano, tinha um porte físico que atraiu os agentes do Governo Soviético, para participar do Programa do Super Soldado Soviético, lhe oferecendo uma grande soma de dinheiro em troca de participar dos testes. Este teste consistiu com um traje feito de tecido artificial semelhante à pele de um rinoceronte, com o diferencial de ser mais resistente, e que com o passar do tempo, esse material passou a ficar fixo em Aleksei, adotando então o codinome de Rino. Já o Camaleão, outro vilão do Aranha, que também simboliza a alegoria a Guerra Fria, faz parte da primeira leva de vilões que surgiu nas primeiras publicações, portanto é considerado como o seu inimigo mais antigo, pois sua primeira aparição nas páginas do Homem-Aranha aconteceu na edição The Amazing Spider Man, publicada em Março de 1963. Camaleão é o codinome de Dimitri Smerdyakov, que cedo saiu da União Soviética para imigrar nos Estados Unidos, sujeito careca, de rosto pálido e de feições carrancudas, com excelentes habilidades e genialidade para disfarces, ele usará disso como meio para prestar um serviço de mercenário para quem lhe pagar melhor como espião industrial, mestre em disfarces nas primeiras atuações nas paginas das HQs mostram ele participando das missões, ele utiliza os disfarces de maneira convencional, com máscaras, roupas e maquiagem, e usando de várias identidades falsas, para tentar roubar planos militares secretos norte-americanos, até o momento em que ficando mais sofisticado, passou a adquirir um equipamento com capacidade de criar disfarces instantâneos através de hologramas. Não é a toa que ele adotou que ele adotou o codinome de Camaleão, pois assim como o ser reptil, que na floresta para escarpar dos predadores, passa por uma metamorfose, mudando a cor da sua pele para se disfarçar o mesmo ele faz para cometer o crime. Esse Camaleão é um verdadeiro homem das mil faces. E por fim, Kraven, O Caçador, também é o outro exemplo de vilão do Homem-Aranha que faz uma alegoria referente ao período histórico da Guerra Fria, a trajetória de Kraven também é muito curiosa, porque ele parece ser descrito como meio-irmão do Camaleão, nascido numa família rica que vivia bem confortavelmente na antiga Rússia Czarista, que depois que em 1917, houve a Revolução Bolchevique, que criou uma mudança muito radical no país, e transformaria a antiga Rússia Czarista, em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou simplesmente União Soviética, ou também conhecida pela sigla de URSS, Sergei Kravinoff e toda sua família precisou se refugiar para a América e ao refugiarem por aqui, Sergei decidiu utilizar da fortuna que sua família tinha levado para viverem na América, depois que fugiram da Rússia, para fazer fama como caçador, e foi dessa maneira que ele foi partir para a África, e foi durante uma expedição sua convivendo com uma tribo, que vivia doente, que ele passou a adquirir um comportamento e instinto animal, e veio a pedido de seu meio-irmão Camaleão para derrotar uma grande presa, o Homem-Aranha, uma presa que daria muito trabalho para ele caçar, ao contrário dos bichos das savanas africanas. O Caçador Kraven, teve sua aparição nas páginas das HQs em The Amazing Spider-Man # 15 publicado em Agosto de 1964.
LAGARTO O VILÃO DO NOVO FILME.
Como já havia descrito anteriormente, nesse mais novo filme do aracnídeo, depois do Duende Verde no primeiro filme, Dr. Octopus no segundo, Homem-Areia e Venom no terceiro, o vilão da vez nesse quarto filme da nova franquia, será o monstruoso reptil verde Lagarto, que é nada mais, nada menos do que o resultado de uma experiência mal sucedida, que o Dr. Curt Connors, um brilhante e respeitado cientista, que utilizou-se de cobaia num perigoso experimento para trazer seu direito de volta, que era o seu maior sonho e desejo, depois que teve este componente importante do seu corpo amputado depois de travar um combate pelo exercito americano durante a Guerra do Vietnã. Desde esse incidente Curt passou a ter como determinação o objetivo de ter o seu braço direito de volta, para isso resolveu largar o exercito, e se dedicar a carreira cientifica, e focado no estudo da capacidade de regeneração dos répteis, passou a se dedicar exaustivamente a criar uma formula química, que o fizesse recuperar o membro perdido de seu corpo. Tanta investigação, estudo, pesquisa e dedicação o fizeram chegar a criação de um soro de répteis, e depois de tanta dedicação, e testes com animais que geraram resultados positivos, chega o momento dele fazer experimento do soro nele mesmo, depois de injetado, a experiência no primeiro momento ocorre bem sucedida, logo o seu tão sonhado braço direito que ele perdeu depois de um combate aparece milagrosamente, mas não demoraria muito para apresentar com isso o efeito colateral dessa experiência, que o transformaria num ser humanoide com aparência asquerosa de reptil. Passando assim a ser denominado de Lagarto, de todos os vilões que o Aranha combate, ele é visto como o mais difícil do Aranha enfrentar, pelo fato de que Peter tem um forte sentimento de amizade pelo Dr. Curt Connors, de quem ele inclusive já foi aluno na faculdade. A todo o momento na hora em que trava um combate com o Lagarto ele fica com receio de fazer mal ao Doutor Connors, principalmente da esposa dele Marta, e do filho Billy. Para quem já assistiu Homem-Aranha 2(2004), e Homem-Aranha 3 (2007), as duas partes da trilogia cinematográfica de Raimi, deve saber bem do que estou me referindo, nesses dois filmes o Dr. Connors foi interpretado por Dylan Blake, e nesse mais novo filme do aracnídeo caberá ao galés Rhys Ifans fazer o Dr. Connors e desta vez completo, com o seu monstruoso alter ego reptil Lagarto, a sua primeira aparição nas HQs do Homem-Aranha foi The Amazing Spider-Man # 6.
FINALIZAÇÃO.
Pois é Homem-Aranha, que você tenha muitos anos de vida pela frente para continuar combatendo muitos criminosos que aparecerem. E se Deus quiser eu possa acompanhá-lo chegando aos 100 anos, mantendo a boa forma para continuar combatendo gente perigosa. Feliz 50 ANOS.
FONTE:
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/02/19/homem-aranha-comemora-50-anos-da-primeira-publicacao.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Parker
http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/os-viloes-do-homem-aranha-parte-i/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rino_%28Marvel_Comics%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha:_a_s%C3%A9rie_animada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Camale%C3%A3o_(Marvel_Comics)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kraven
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarto_(Marvel_Comics)
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Amazing_Spider-Man_(filme_de_2012)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dylan_Baker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhys_Ifans
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Dia_em_que_a_Terra_Parou_%281951%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Roswell
O NASCIMENTO DO ARANHA.
Surgido à primeira vez, na edição número 15 da revista Amazing Fantasy em Agosto de 1962, o famoso herói escalador de paredes, arremessador de teias e com um sexto sentido para lhe informar dos perigos que estejam por perto, o alter ego do fotografo freelancer do Jornal Clarim Diário, Peter Parker, a quem muitos dos leitores assíduos das suas HQs, nutrem um grande fascínio, admiração, ou mesmo uma forte identificação, a quem esses os consideram o mais humano de todos os super-heróis, mesmo tendo super poderes de uma aranha geneticamente modificada do qual ele foi picado, é um exemplo de estar mais próximo da realidade, mais do que até mesmo do Batman, da DC Comics, concorrente da Marvel Comics, da qual o Homem-Aranha é um filhote, o que não há como negar, porque mesmo o Batman, sendo um paladino mascarado combatente do crime, sem uso de super poderes, mas de agilidades e muita inteligência, o que para muitos leitores ele ainda vive distante da realidade, pelo fato dele ser representado por um homem muito refinado, que simboliza a elite como o milionário Bruce Wayne, o criador do alter ego Batman, que também tem um filme com data marcada para ser lançada em Julho, mais na última sexta-feira, dia 27, com “Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, mas esse é um tema para outra postagem, quanto que ao contrário do Bruce Wayne, o Peter Parker e seu alter ego do Homem Aranha, representam um retrato mais próximo da realidade por ele não simbolizar a elite, representa uma típica pessoa comum, vivendo uma vida simples, morando de aluguel, cuidando de sua Tia May Paker, uma senhora que simboliza para Peter uma figura materna, cuja saúde é um tanto frágil, e ainda mais depois que ficou viúva de seu marido Benjamim “Ben” Parker. Criado por Stan Lee e seu parceiro Steve Dikto, o Homem-Aranha é de todos os heróis do Universo Marvel, foi o que mais conseguiu gerar maior rentabilidade, não só nas publicações como também nos marketing em outras mídias como as mais diferentes séries animadas, em marcas de produtos licenciados e algumas séries televisivas, em 1978 inspirou uma serie de TV no Japão, produzida pela Toei Company, a mesma responsável por produzir super heróis que foram exibidos na TV brasileira entre o final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990, que marcaram a infância de quem hoje é assim como eu com mais de 20 a 25 anos que assistiam muito na extinta Manchete a Jaspion, Changeman, Flashman, Spielvan, Jiraya ou mesmo Jiban, pois é essa mesma de quem estou falando. Onde nessa história japonesa o personagem usava um robô gigante, denominado também de mecha, que é muito comum nos gêneros Super Sentais, quem ainda acompanha aquelas versões genéricas americanas de Power Rangers deve bem saber do que estou falando. Pois é, mais nada se compara ao estrondoso sucesso que o herói chegou indo para as telas do cinema em 2002, sendo estrelado pelo então desconhecido Tobey Maguire, que enfrentou como vilão o Duende Verde vivido por Willian Dafoe, Maguire ainda repetiria o papel nas sequencias em Homem-Aranha 2(2004), onde o vilão foi o Dr. Octopus interpretado por Alfred Molina e em Homem-Aranha 3(2007), cujo vilão eram dois, Homem Areia vivido por Thomas Haden Church e Venom vivido por Topher Grace, estes foram ambos dirigidos por Sam Raimi. Chegando até a um espetáculo da Broadway, que ainda não chegou a ser concretizado devido a problemas da produção com certos incidentes envolvendo técnicos e dublês.
Bom, mas contando um pouco sobre a saga do super herói aracnídeo, vamos fazer uma retrospectiva de toda a sua trajetória nas páginas das HQs.
OS PRIMEIROS PASSOS DO ARANHA.
Na primeira vez em que o personagem nasceu na edição número 15 da Amazing Fantasy, o herói era representado por um rapaz muito tímido, mas extremamente inteligente, era criado pelos seus tios Ben e May Parker, depois que ficou órfão dos seus pais, Richard e Mary Parker, do qual nunca havia ficado claro sobre em quais circunstancias eles haviam morrido, e nem muito menos qual era a profissão deles, e nem muito menos mostram como era a convivência de Peter com estes, nas poucas publicações das quais tive a oportunidade ler, e nem quando acompanhei algumas das séries animadas inspiradas no herói, e nem a trilogia cinematográfica dirigia por Raimi, foi mostrado como era Peter Parker convivendo com os seu pai Richard e sua mãe Mary, e que nesse novo filme com direção de Marc Webb, e estrelado por Andrew Garfield, pelo que andei conferindo no trailer pela internet, vai nos proporcionar o passado oculto de Peter, nos mostrando ele em sua infância e nos apresentando pela primeira vez que eram os seus pais. Vai contar uma nova saga do Homem-Aranha, que muita gente não conhece até mesmo alguns fãs de carteirinha do atirador de teias. Na mesma linha de outros heróis de quadrinhos cujas sagas cinematográficas, tiveram um prequel, histórias antecedentes, como por exemplo, já aconteceu com o defensor de Gothan City em Batman Begins(2005), e com o mutantes liderados por Charles Xavier em X-Men: Primeira Classe(2011). Outra verdade também oculta do passado de Peter Parker, é que antes morrer de amores por sua vizinha Mary Jane Watson, uma bela ruiva aspirante à atriz, Peter já havia em seus tempos de escola se apaixonado por outra garota, Gwen Stacy, que era da mesma turma dele.
GWEN STACY A PRIMEIRA PAIXÃO DO ARANHA.
Gwen foi sua primeira paixão antes do posto pertencer a Mary Jane. A história que também vai ser mostrada nesse novo filme do Homem-Aranha, cuja personagem será vivida por Emma Stone, e que chegou a aparecer brevemente em Homem-Aranha 3, interpreta por Bryce Dallas Howard. Ela era uma jovem muito bonita a mais popular da universidade, era filha de um policial, o Capitão George Stacy. Gwen foi a primeira a quem Peter amava de verdade, e teve a sua primeira aparição na edição The Amazing Spider Man #31, publicada em Dezembro de 1965, nesse primeiro momento em que apareceu ela chegou a ser malvista pelos leitores, achando que ela poderia ser da “turma do mal”, pelo fato de sempre ficar na companhia de Flash Thompson, Harry Osborn, um jovem rico, filho do industrial Norman Osborn, que viraria o inimigo número um do Homem-Aranha, Duende Verde. Que gostavam de implicar com Peter na escola. Pois é, foi assim dessa maneira que surgiu a primeira namorada pouco conhecida dos leitores assíduos e apreciadores das histórias do Homem-Aranha. E seria o Duende Verde, o grande responsável por assassinar o primeiro grande amor do herói ocorrido na edição de The Amazing Spider Man # 21, publicada em Junho de 1973, ao jogá-la de uma ponte no Brooklin. Vai ser a partir da morte de Gwen que Peter passará a namorar sua vizinha Mary Jane. É muito conhecida a história de como um jovem sem graça, inteligente e tímido, que vivia sendo zoado pelos colegas de escola e faculdade, vitima de bulying, com uma simples picada de uma aranha que antes era definida como radioativa, e de uns tempos para cá passou a ser denominada de geneticamente modificada tenha motivado a ele adquirir super poderes inspirados nela, e também de que maneira ele levou a sério uma frase que seu Tio Ben Parker lhe disse uma vez, horas antes de morrer, que “Com grandes poderes, trazem grandes responsabilidades”, e ele ignorou naquele momento, e só percebeu depois que se deparou quando o viu morto no chã com um tiro de um assaltante, quando ele foi atrás desse sujeito, descobriu ser o mesmo que horas antes ele tinha se encontrado quando estava no vestiário de uma luta livre onde tinha participado utilizando pela primeira vez o uniforme do Homem-Aranha, e quando se deparou com esse cara resolveu não enfrentá-lo porque estava inconformado com o responsável pela organização do evento, que não queria lhe pagar a quantia prometida depois dele ter vencido um adversário no ringue, e quando esse assaltante apareceu o mesmo homem chegou a pedir para ele ir atrás e impedi-lo, mas o ignorou, argumentando que não era problema dele, e poucas horas depois, ao se deparar com o homem que ele ignorou impedir no vestiário, e vê-lo de perto como o responsável por ter assassinado seu Tio Ben Parker, foi então a partir dai ele se deu conta da responsabilidade que seria lidar com aqueles super poderes, foi a partir desse sentimento de culpa de Peter, que ele passou a adotar o alter ego de combatente do crime da cidade de Nova York, escalador de paredes e arremessador de teias, Homem-Aranha.
OS VILÕES.
A partir desse momento ele passa o combater os mais diferentes criminosos perigosos de Nova York, que tentam utilizar as mais diferentes artimanhas e usando de fantasias ridículas, que fazem parecer o combate ao crime na cidade, um dia das bruxas, ou mesmo um carnaval, para aterrorizar a população nova yorkina, tipos como além do Duende Verde, também enfrentaria Venom, Dr. Octopus, Mistério, Duende Macabro, Escorpião, Camaleão, Lagarto, que será o primeiro vilão que ele irá enfrentar nesse novo filme, Morbius, Rino, Carnificina, Shocker, Homem Areia, Abutre, Kraven e também o gordão Wilson Fisk, conhecido pela alcunha de Rei do Crime, que também é adversários de outros heróis da Marvel Comics, como Demolidor e o Justiceiro. Entre outros diversos adversários do aracnídeo.
Ao longo de sua trajetória nas HQs, ele além de enfrentar os mais diferentes e perigosos vilões, lida também com difíceis situações rotineiras como aguentar um chefe casca-grossa como J. Jonah Jameson, dono do Clarim Diário, do qual Peter é um fotoagrafo freelancer, que teve sua primeira aparição em The Amazing Spider Man #1 publicado em Março de 1963, é o que mais implica com o herói, e quer fazer de tudo para acabar com sua reputação. Mostrava as diferentes fases com que ele teve de lidar como, por exemplo, com um hospedeiro alienígena simbiótico que fez mudar sua personalidade, ficando acima do bem e do mal, e em muitos momentos chegando a ficar agressiva e não tendo consequências de seus atos como aconteceu com o Venom, a primeira vez que ele precisou adotar este tipo de uniforme foi numa publicação de 1984, nas HQs chegou até a mostrar ele se casando com Mary Jane, numa publicação de 1987, enfrentou uma batalha contra seus diversos clones, chegou a lutar ao lado de outros heróis do Universo Marvel, e integrou a equipe dos Vingadores.
HOMEM-ARANHA E A GUERRA FRIA.
No começo de uma conturbada década, como os anos 1960, marcado pelo pavor da Guerra Fria, uma guerra ideológica, política, econômica, e também cientifica pela corrida espacial, entre capitalistas protestantes americanos e comunistas ateus soviéticos, e onde nesse contexto histórico havia a divisão de alguns países seguindo regimes totalitários, como a Cortina de Ferro no Leste Europeu, e muitos Golpes de Estados em países da Sul-Americanos. Situação essa que inspirou e muito a criatividade de roteiristas de cinema, de séries de televisão e mesmo dos quadrinhos, para satirizarem e criarem uma alegoria critica desse momento, e criando uma lendária simbolização do típico herói americano de bom caráter salvador do mundo e bonito que nem um príncipe encantado para salvar as donzelas indefesas, e ao russo a típica simbolização do sujeito carrancudo, feio, mau-caráter, prepotente que tenta de todos artifícios prováveis ou mesmo improváveis para tentar destruir os americanos, com atentados terroristas por exemplo, eram como se eles fossem uma espécie de Lobo-Maus, ou mesmo ETs invadindo o território americano, que aliás foi dessa maneira inclusive que em 1951, foi lançada o filme “O DIA EM QUE A TERRA PAROU”, dirigido por Robert Wise(1914-2005), que com recursos tecnológicos escassos para época, produziu um dos melhores filmes, que foi um dos pioneiros em explorar a ideia dessa fixação, esse fascínio dos americanos por vidas em outros planetas, quatro anos depois do primeiro registro de uma caso de uma provável visita alienígena, ocorrida na cidade de Roswell, localizado no Novo México em Julho de 1947. E que fez uma primeira alegoria desse momento em que o Senador americano Joseph Mcarthy usaria um plano de caça aos comunistas. Bom, mas voltando ao foco do aracnídeo, ele como contemporâneo desse momento, também não deixaria escapar de participar desse movimento, afinal em suas HQs, entre os diversos vilões que ele enfrenta, há três que fazem uma boa referencia, aludindo justamente à visão caricata dos americanos bonzinhos, contra os soviéticos mauzinhos, o que me remete a um velho folclore que nossos bisavôs diziam para nossos avôs quando eram menores, de que: “Os comunistas comem criancinhas”, e os americanos souberam muito bem como aproveitarem desse folclore, desse mito dos comunistas comerem criancinhas para retratarem bem essa típica alegoria, que décadas antes eles denominaram propriamente como “Caça ás bruxas”, logo de uma potencia inimiga comunista, como era a União Soviética. Esse três de quem estou referindo são: Rino, Camaleão e Kraven, O Caçador. Rino, codinome de Aleksei Mikhailovich Sytsevich, vilão que teve sua primeira aparição na HQ, do aracnídeo em The Amazing Spider-Man # 41, publicada em Outubro de 1966, no período historicamente denominado de Era de Prata das publicações do Aranha, cuja trajetória de como ele virou um dos seus mais famosos vilões, e pelo que me lembro na série animada The Spider-Man Animatede Series, produzida entre 1994-1998, o Rino é visto como um dos capangas do Rei do Crime. A história de Aleksei é bem interessante, imigrante russo pobre, que quando entrou nos EUA, foi justamente parar no mundo do crime onde passou a sobreviver para tentar ajudar sua família para vim morar com ele em solo americano, tinha um porte físico que atraiu os agentes do Governo Soviético, para participar do Programa do Super Soldado Soviético, lhe oferecendo uma grande soma de dinheiro em troca de participar dos testes. Este teste consistiu com um traje feito de tecido artificial semelhante à pele de um rinoceronte, com o diferencial de ser mais resistente, e que com o passar do tempo, esse material passou a ficar fixo em Aleksei, adotando então o codinome de Rino. Já o Camaleão, outro vilão do Aranha, que também simboliza a alegoria a Guerra Fria, faz parte da primeira leva de vilões que surgiu nas primeiras publicações, portanto é considerado como o seu inimigo mais antigo, pois sua primeira aparição nas páginas do Homem-Aranha aconteceu na edição The Amazing Spider Man, publicada em Março de 1963. Camaleão é o codinome de Dimitri Smerdyakov, que cedo saiu da União Soviética para imigrar nos Estados Unidos, sujeito careca, de rosto pálido e de feições carrancudas, com excelentes habilidades e genialidade para disfarces, ele usará disso como meio para prestar um serviço de mercenário para quem lhe pagar melhor como espião industrial, mestre em disfarces nas primeiras atuações nas paginas das HQs mostram ele participando das missões, ele utiliza os disfarces de maneira convencional, com máscaras, roupas e maquiagem, e usando de várias identidades falsas, para tentar roubar planos militares secretos norte-americanos, até o momento em que ficando mais sofisticado, passou a adquirir um equipamento com capacidade de criar disfarces instantâneos através de hologramas. Não é a toa que ele adotou que ele adotou o codinome de Camaleão, pois assim como o ser reptil, que na floresta para escarpar dos predadores, passa por uma metamorfose, mudando a cor da sua pele para se disfarçar o mesmo ele faz para cometer o crime. Esse Camaleão é um verdadeiro homem das mil faces. E por fim, Kraven, O Caçador, também é o outro exemplo de vilão do Homem-Aranha que faz uma alegoria referente ao período histórico da Guerra Fria, a trajetória de Kraven também é muito curiosa, porque ele parece ser descrito como meio-irmão do Camaleão, nascido numa família rica que vivia bem confortavelmente na antiga Rússia Czarista, que depois que em 1917, houve a Revolução Bolchevique, que criou uma mudança muito radical no país, e transformaria a antiga Rússia Czarista, em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou simplesmente União Soviética, ou também conhecida pela sigla de URSS, Sergei Kravinoff e toda sua família precisou se refugiar para a América e ao refugiarem por aqui, Sergei decidiu utilizar da fortuna que sua família tinha levado para viverem na América, depois que fugiram da Rússia, para fazer fama como caçador, e foi dessa maneira que ele foi partir para a África, e foi durante uma expedição sua convivendo com uma tribo, que vivia doente, que ele passou a adquirir um comportamento e instinto animal, e veio a pedido de seu meio-irmão Camaleão para derrotar uma grande presa, o Homem-Aranha, uma presa que daria muito trabalho para ele caçar, ao contrário dos bichos das savanas africanas. O Caçador Kraven, teve sua aparição nas páginas das HQs em The Amazing Spider-Man # 15 publicado em Agosto de 1964.
LAGARTO O VILÃO DO NOVO FILME.
Como já havia descrito anteriormente, nesse mais novo filme do aracnídeo, depois do Duende Verde no primeiro filme, Dr. Octopus no segundo, Homem-Areia e Venom no terceiro, o vilão da vez nesse quarto filme da nova franquia, será o monstruoso reptil verde Lagarto, que é nada mais, nada menos do que o resultado de uma experiência mal sucedida, que o Dr. Curt Connors, um brilhante e respeitado cientista, que utilizou-se de cobaia num perigoso experimento para trazer seu direito de volta, que era o seu maior sonho e desejo, depois que teve este componente importante do seu corpo amputado depois de travar um combate pelo exercito americano durante a Guerra do Vietnã. Desde esse incidente Curt passou a ter como determinação o objetivo de ter o seu braço direito de volta, para isso resolveu largar o exercito, e se dedicar a carreira cientifica, e focado no estudo da capacidade de regeneração dos répteis, passou a se dedicar exaustivamente a criar uma formula química, que o fizesse recuperar o membro perdido de seu corpo. Tanta investigação, estudo, pesquisa e dedicação o fizeram chegar a criação de um soro de répteis, e depois de tanta dedicação, e testes com animais que geraram resultados positivos, chega o momento dele fazer experimento do soro nele mesmo, depois de injetado, a experiência no primeiro momento ocorre bem sucedida, logo o seu tão sonhado braço direito que ele perdeu depois de um combate aparece milagrosamente, mas não demoraria muito para apresentar com isso o efeito colateral dessa experiência, que o transformaria num ser humanoide com aparência asquerosa de reptil. Passando assim a ser denominado de Lagarto, de todos os vilões que o Aranha combate, ele é visto como o mais difícil do Aranha enfrentar, pelo fato de que Peter tem um forte sentimento de amizade pelo Dr. Curt Connors, de quem ele inclusive já foi aluno na faculdade. A todo o momento na hora em que trava um combate com o Lagarto ele fica com receio de fazer mal ao Doutor Connors, principalmente da esposa dele Marta, e do filho Billy. Para quem já assistiu Homem-Aranha 2(2004), e Homem-Aranha 3 (2007), as duas partes da trilogia cinematográfica de Raimi, deve saber bem do que estou me referindo, nesses dois filmes o Dr. Connors foi interpretado por Dylan Blake, e nesse mais novo filme do aracnídeo caberá ao galés Rhys Ifans fazer o Dr. Connors e desta vez completo, com o seu monstruoso alter ego reptil Lagarto, a sua primeira aparição nas HQs do Homem-Aranha foi The Amazing Spider-Man # 6.
FINALIZAÇÃO.
Pois é Homem-Aranha, que você tenha muitos anos de vida pela frente para continuar combatendo muitos criminosos que aparecerem. E se Deus quiser eu possa acompanhá-lo chegando aos 100 anos, mantendo a boa forma para continuar combatendo gente perigosa. Feliz 50 ANOS.
FONTE:
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/02/19/homem-aranha-comemora-50-anos-da-primeira-publicacao.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Parker
http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/os-viloes-do-homem-aranha-parte-i/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rino_%28Marvel_Comics%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha:_a_s%C3%A9rie_animada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Camale%C3%A3o_(Marvel_Comics)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kraven
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarto_(Marvel_Comics)
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Amazing_Spider-Man_(filme_de_2012)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dylan_Baker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhys_Ifans
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Dia_em_que_a_Terra_Parou_%281951%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Roswell
quinta-feira, 24 de maio de 2012
BARBARELLA: 50 ANOS DE PURA PROVOCAÇÃO SENSUAL
rong"/> Há cinquenta anos nascia uma sensual mulher que deixaria sua marca mostrando ao mundo a que veio, estou me referindo a Barbarella, a sensual heroína espacial, vivendo no distante mundo futurista do século 40, e seria marcada pela forma de derrotar os seus adversários através de todo o seu charme e sensualidade provocante. Assim é como posso definir a mais sensual heroína que as Histórias em Quadrinhos já conheceu. Publicada pela primeira vez na primavera europeia de 1962, pelo francês Jean-Claude Forest(1930-1998), cuja primeira aparição foi nas páginas da revista francesa V-Magazine, numa época marcada pelo momento turbulento em que o mundo vivia o auge da Guerra Fria, marcada pelas turbulentas brigas políticas, ideológicas, armamentistas e também pela corrida espacial entre duas grandes potências EUA(Capitalista) e URSS(Comunista), também marcado pelo surgimento da contracultura, tendo uma juventude se rebelando contra os costumes conservadores dentro de suas famílias, a brigas pelos direitos civis, entre eles os movimentos feministas e junto vinha também a Revolução Sexual, as músicas revolucionárias dos movimentos do Rock´n´Roll dos Beatles e Rolling Stones, a psicodelia, o surgimento de novos movimentos cinematográficos de Vanguarda na Europa, como a Nouvelle Vogue(Nova Onda) na França, entre tantos momentos marcantes que até hoje simbolizam essa época tão efervescente como foram os anos 1960, e pode se dizer que Barbarella simboliza bem esse período tão importante para arte sensual dos quadrinhos como nenhuma outra. Muitos chegam a comparar Barbarella a uma James Bond de saias do espaço, devido ao tamanho de apelo sensual que ela carrega para uma heroína salvadora da humanidade, o que já a não ser visto com bons olhos, e por causa disso Forrest acabou tendo de lidar com a censura feita a sua obra. O desenhista e escritor Forest idealizou sua sensual heroína na beleza da sensual musa francesa Brigitte Bardot, dando todo uma atmosfera de erotismo, com uma pitada de outros heróis de quadrinhos do espaço, como Flash Gordon, por exemplo.
A inovação do vanguardismo de Barbarella, fez com que seu criador Forest, pagasse muito caro, isso porque não demoraria muito para que grupos conservadores tentassem a impor uma censura as publicações dela na revista V-Magazine, o que não adiantou de nada, porque a sensual e provocante heroína espacial conquistou um número estrondoso no mercado de HQs, Barbarella gerou uma grande explosão, um grande “frenesi causado mundo afora pela aventureira espacial ninfomaníaca foi tamanha que na sua esteira apareceram Valentina, Jodelle, Expoxy, Scarlet Dream e outras mulheres fatais-um exercito de liberdade e libertinagem.” Ou seja, Barbarella foi responsável pelo de uma nova leva de quadrinhos eróticos femininos, produzido por desenhistas europeus, criando assim uma “Era de Ouro” dos quadrinhos eróticos europeus.
Essa sensual personagem serviria posteriormente de inspiração para uma adaptação cinematográfica lançada em 1968, dirigida pelo francês Roger Vadim(1928-2000), diretor do consagrado “E Deus Criou a Mulher”(1956), estrelada pela sensual Brigitte Bardot , então esposa do diretor, que ficou marcada pela celebre cena de nudez da BB, na primeira cena dela na varanda de sua casa, mostrando as costas, e o quadril tão bem delineado, que levou a plateia ao delírio, e a transformou numa sex symbol(Símbolo Sexual), e gerou uma grande repercussão mundial, chegando até a ser proibida sua exibição em países católicos mais conservadores. Com roteiro de Terry Southern(1924-1995), famoso na época pelo seu estilo de escrita satírico, acompanhou o surgimento dos escritores que faziam do movimento beat, formado pela geração jovem Pós-Segunda Guerra Mundial, autor de diferentes livros, seu currículo no cinema inclui além de Barbarella, Dr. Fantástico(1964), dirigida por Stanley Kubrick, Sem Destino(1969), dirigido por Denis Hopper, entre outros títulos, com a produção do italiano Dino de Laurentiis(1919-2010), responsável por ter comprado os direitos autorais, para adaptação ao cinema, que além de Barbarella, produziu também os filmes de Flash Gordon, Serpico, Os Três Dias do Condor, Duna, Hanniball, Dragão Vermelho e dois filmes de Conan, O Bárbaro, lançados na década de 1980, e por fim estrelada pela bela Jane Fonda, filha do ator Henry Fonda(1905-1982), e irmã do também ator Peter Fonda, que por causa da personagem viraria uma símbolo sexual, e então, esposa do diretor Roger Vadim. Antes de o papel ficar com Jane Fond, outras duas belas atrizes europeias, que eram também consideradas as símbolos sexuais, musas nos anos 1960, como a francesa Brigitte Bardot, ex de Vadim, e a italiana Sofia Loren tinham sido as escaladas para protagonizar Barbarella, mas ambas acabaram recusando. E foi ao saber disso, que Vadim entusiasmado, conseguiu convencê-la a aceitar o papel. Pode se dizer que a junção destes diferentes elementos, foram os responsáveis por terem transformado o filme numa obra-prima do Cult movie, apesar do fracasso nas bilheterias na época, mas serviu inclusive de referências para a cultura pop, como por exemplo, a banda inglesa Duran Duran, tirou o nome em referencia ao vilão do filme, vivido pelo Milo O´Shea, e conquistou a admiração de muitos fãs do gênero, que chegam a considerar esse filme, se me desculpem a polêmica que irei provocar nessa minha colocação, como pioneiro em adaptação de uma HQ. Bem, polêmicas a parte, o que eu posso descrever sobre o filme do qual eu tenho em DVD, do qual vez por outra assisto diversas vezes para apreciar um filme que foi bastante inovador para a época, conseguindo transpor a uma atmosfera única, mesclando pitadas de comédias, cenas de tiroteio espacial, e muita, mas muita imaginação, muita criatividade, para uma época de recursos tecnológicos tão escassos, eles souberam como brincar com a arte do surrealismo, e um pouco também de psicodelia nesse filme, com direito a algumas pitadas de erotismo, principalmente na clássica primeira cena da heroína vagando na sua espaçonave em grávida zero, fazendo um striptease tirando sua roupa de astronauta. Eu posso definir é de todas as heroínas das HQs, é a que tem mais apelo erótico, do qual ela consegue manter chegando aos cinquenta, em boa forma. Que você tenha longos anos de vida Barbarella, para continuar despertando os sonhos e desejos eróticos masculinos. Feliz Meio Século de Vida, Barbarella.
FONTE:
BARBARELLA 50 ANOS, MAS COM CORPINHO DE 25, Matéria da edição de Maio de 2012 da Revista Playboy.
Assinar:
Postagens (Atom)



























