sexta-feira, 25 de junho de 2010

FILME FÚRIA DE TITÃS-MINHA OPINIÃO CRÍTICA

Outro dia assisti nos cinemas Fúria de Titãs, confesso que na hora me deu uma grande nostalgia ao lembrar dos Cavaeleiros do Zodiaco, que foi justamente por influência desse desenho que me impulsionou a gostar desse universo fantasioso que é a mitologia grega, minha paixão aumentou ainda mais quando assisti ao longa animado da Disney, Hercules, e ao seriado televisivo americano honônimo.
Quando estive no meu ensino fundamental, tive acesso a ler dois livros paradidáticos muito bacanas sobre o universo dos mitos gregos que foram aumentando ainda mais a minha paixão pelos mitos gregos, como a coleção "A GRÉCIA-MITOS E LENDAS", da editora Ática, e também li o livro da ODISSÉIA de Homero, contado a saga de Ulisses, voltando da Guerra de Tróia e enfrentando grandes obstásculos para voltar na ilha de Ítaca, junto de sua grande e amada esposa Penèlope.
Quando assisti aos filmes TRÓIA e HELENA DE TRÓIA, isso impulsionou bastante minha escolha de entrar no curso de História, depois comprando alguns filmes mais sofisticados sobre o assunto, como HÉRCULES UNCHAINED, clássica obra-prima épica estrelada pelo halterofilista STEVE REEVES, onde o enrendo da História faz bem uma mescla com a famosa tragédia de ÉDIPO-REI.
O enrendo do filme FÚRIA DE TITÃS, para quem é conhecedor aprofundado da mitologia grega não é muito fiel as narrativas da mitologia, visto principalmente que o Kraken, o polvo gigante do filme não é tipico da mitologia grega, mas da mitologia nórdica, na história do filme Perseu tem de cortar a cabeça da Medusa para salvar a acorrentada Andrômeda, coisa que na narrativa original, Perseu cortou a cabeça da Medusa sim , mas não para enfrentar o Kraken, mas sim para dar de presente ao rei da ilha de Serifo, Policretes para impedir que ele se case com sua mãe Danãe.
Tirando esse detalhe, que venhamos e convenhamos é o de menos para um público leigo que está mais interessado em assistir para curtir e entreter, os efeitos especiais nesse filme ficaram uma maravilha, os visuais também são fantásticos, o filme teve um orçamento de US$ 70 milhões de dolares, com uma arrecação nas bilheteirias americanas de 475 milhões de dolares , e nas salas brasileiras de US$3,940 milhões arrecadados, apesar disto o filme não foi bem visto pela critica em geral. Mas fazer o que não pode agradar a todos. Todo esse investimento que a Warner fez para o filme o tornou o fez digamos, se não foi fiel a narrativa do mito de Perseu, pelo menos foi bem fiel ao universo que a mitologia grega tem e fascina, que são as histórias fantasiosas dos seres sobrenaturais, os monstros, os herois imortais, e os deuses, que mesmo sendo seres divinos, eles representam uma tipica imagem mais próximas de nós meros mortais, são seres tão imperfeitos, quanto eu, quanto você.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clash_of_the_Titans_(2010)
http://cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/ficha/nomefilme/furia-de-titas-2010/id/16370
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%B4meda
http://www.adorocinema.com/filmes/furia-de-titas/#curiosidades

3 comentários:

  1. você já assistiu ao filme de Fúria de Titans de 1981, sem ser esta refilmagens a primeira versão. eu enviei um comentario para o seu e-mail, comentando sobre esta diferença entre as duas versões de Fúria de Titans o de 1981 e o de 2010.

    você assistiu ao trailer de Batalha Espacial Yamato que eu enviei para voce junto com as imagens do filme que deve estrear em dezembro no japão, e o que voce achou.

    ResponderExcluir
  2. Eu não acompanhei essa versão da década de 1980, mas vou procurar em algumas lojas o dvd.

    ResponderExcluir
  3. Recentemente saiu a sequencia "Fúria de Titãs 2", vou procurar um DVD para comprar.

    ResponderExcluir