quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

LIVRO O TOURO FERDINANDO

Recentemente após conferir ao filme O Touro Ferdinando da Fox, me despertei a ler por curiosidade a edição do livro de conto do americano Munro Leaf(1905-1976) com ilustrações do também americano Robert Lawson(1892-1957) publicado em 1936. Muito antes de ver o mais recente filme, eu já conhecia a história do Touro Ferdinando, isso porque quando criança eu tinha uma antiga fita VHS com o curta animado clássico da Disney lançado em 1938. No curta animado clássico da Disney, o enredo representou com muita fidelidade, ainda que com algumas pequenas alterações todo o mote do livro de Leaf. Dele sendo representado como um touro que gostava de ser diferente dos outros touros e não queria participar das touradas, até acidentalmente por causa da ferroada de uma abelha ele acabou sendo o escolhido para a arena. Uma das principais razões do porque que eu me identifico bastante com o Ferdinando é o fato dele ter esta semelhança comigo, de não se importar em ser diferente, além da coincidência que envolver o fato de eu ser do signo de touro. A mensagem pacifista do personagem já com que ele fosse proibido de ser publicado em países como a Itália e a Alemanha em pleno regime totalitário. O livro tinha história curta, o que já no recente filme, os produtores da Blue Sky se utilizaram de algumas liberdades criativas de criar personagens que não estão no livro para dar mais substancia a história. A edição deste livro em capa dura da Editora Intrínseca, publicado em 2017, com impressão Cromosete, papel de miolo Couché Fosco 90G/M/² e papel de capa Couchè Fosco 150G/M/². Traz uma história com tom bem fabularmente lúdico, mostrando uma linda mensagem de respeito ao próximo com as lindas ilustrações de Robert Lawson em cada página que ficou sensacional no quadro de cada cena que é excelente. Vale a pena conferir esta leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário